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Ciência, técnica e experiências sociais na pesquisa e na extensão universitárias: possibilidades de diálogos entre saberes

Silva, Márcia Regina Farias Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ecologia de Agroecossistemas 2009-03-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ciência, técnica e experiências sociais na pesquisa e na extensão universitárias: possibilidades de diálogos entre saberes
  • Autor: Silva, Márcia Regina Farias Da
  • Orientador: Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
  • Assuntos: Resíduos Agrícolas; Quilombos; Fibras Vegetais; Curso De Extensão Universitária; Conhecimento; Comunidades; Artesanato; Vegetable Fiber; University Spread Course; Afro-Brazilian Community; Science; Knowledge; Communities; Vegetable Wastage Usage
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ecologia de Agroecossistemas ESALQ/CENA
  • Descrição: O presente trabalho teve por objetivo registrar os diálogos entre os diferentes campos de conhecimentos, que serviram de postulado para orientar as ações do projeto de pesquisa e extensão, Avaliação Técnica, Econômica e Socioambiental da Atividade Artesanal no Quilombo de Ivaporunduva, Vale do Ribeira (SP), bem como aportar as possíveis contribuições deste Projeto para estreitar o diálogo entre o conhecimento científico e os saberes originários das experiências e das práticas dos componentes do Grupo de Artesanato da comunidade de Ivaporunduva, localizada no município de Eldorado, Vale do Ribeira, estado de São Paulo, Brasil. Realizou-se análise de documentos produzidos pelo Projeto; foram feitas entrevistas com técnicos, professores e/ou pesquisadores e alunos, e com membros do Grupo de Artesanato; além disso, realizaram-se observações das ações do Projeto na academia e na comunidade. Verificouse que as atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico contribuíram para construção gradual da prática inter e/ou transdisciplinar, na medida em que as ações do Projeto necessitaram reunir diferentes áreas do saber para resolver dificuldades técnicas encontradas para a consolidação da atividade. Observou-se ainda que há graus de comprometimento variados, entre os diferentes profissionais, de campos disciplinares distintos. Contudo, a abertura por parte do corpo discente vem sendo um veículo importante para a interlocução de saberes, que tem estimulado o exercício da prática inter e/ou transdisciplinar. Constatou-se que a Universidade, enquanto produtora e disseminadora de conhecimentos requer mudanças, no sentido de promover a aproximação dos campos disciplinares, tendo em vista a construção de um conhecimento integrado. Já no âmbito comunitário foi possível constatar que, as ações do Projeto contribuíram para aproximar os saberes técnico-científicos das experiências e das práticas do Grupo de Artesanato, visando a resolução de problemas de ordem técnica, de comercialização e de gestão que inviabilizam a consolidação da atividade artesanal naquela comunidade. Conclui-se, portanto, que a interlocução entre diferentes campos do conhecimento, bem como o diálogo entre o conhecimento científico e outros saberes pode contribuir para o debate epistemológico e, por conseguinte para construção de um conhecimento integrador.
  • DOI: 10.11606/T.91.2009.tde-17042009-144937
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ecologia de Agroecossistemas
  • Data de publicação: 2009-03-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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