skip to main content

Processo de criação de estratégias em pequenas empresas: elaboração de um mapa estratégico para empresas de base tecnológica do pólo de São Carlos/SP

Terence, Ana Cláudia Fernandes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2008-10-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Processo de criação de estratégias em pequenas empresas: elaboração de um mapa estratégico para empresas de base tecnológica do pólo de São Carlos/SP
  • Autor: Terence, Ana Cláudia Fernandes
  • Orientador: Escrivão Filho, Edmundo
  • Assuntos: Empresa De Base Tecnológica; Estratégia; Mapa Estratégico; Pequena Empresa; Small Business; Strategic Map; Strategy; Technology-Based Companies
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Engenharia de Produção
  • Descrição: O objetivo da pesquisa é elaborar um mapa estratégico que permita compreender o processo de criação de estratégias nas pequenas empresas de base tecnológica, a partir da identificação, descrição e sistematização dos inter-relacionamentos de variáveis que o influenciam. Aborda-se a criação de estratégias deliberadas e emergentes em um processo único, considerando as especificidades do dirigente-estrategista, do contexto das empresas de base tecnológica e da organização das empresas de pequeno porte. Como procedimento metodológico, optou-se pelo desenvolvimento da pesquisa em duas fases: a primeira, classificada como survey, realizada em trinta e três (33) empresas, com o objetivo de identificar as características gerais do processo de criação de estratégias, e a segunda, um estudo de caso, realizada para descrever e analisar os elementos específicos e formadores do processo de criação de estratégias em três (03) empresas localizadas no pólo de São Carlos/SP. O mapa estratégico destaca os seguintes aspectos: como elementos estruturais, a percepção estratégica, os processos deliberado e emergente, as fases evolutivas, as especificidades de gestão, as condições externas e internas, a formação contínua e a criação quântica da estratégia; como forças de configuração, o posicionamento na representação, a rotação das especificidades, a dinâmica das variáveis, o inter-relacionamento dos processos e a ocorrência de eventos marcantes. A partir da percepção do dirigente, o processo se desenvolve em fases nas quais a influência das especificidades de gestão da pequena empresa manifesta-se em diferentes intensidades, contemplando características emergentes e deliberadas em um processo evolucionário. O mapa estratégico possui a orientação como caráter peculiar e deve ser entendido como uma representação que se aproxima da realidade de um grupo de empresas, não sendo mais abrangente ou complexo que esta.
  • DOI: 10.11606/T.18.2008.tde-19112008-080932
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de publicação: 2008-10-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.