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Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum

Lemos, Charlene Kathlen De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-09-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
  • Autor: Lemos, Charlene Kathlen De
  • Orientador: Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
  • Assuntos: Biblioteca Híbrida; Centro Educacional Unificado; Ceu; Cidadania; Cultura E Informação Na Periferia De São Paulo; Transformação Urbana; Educação Não Formal; Unified Educational Center (Centro Educacional Unificado - Ceu); Non-Formal Education; Hybrid Library; Culture And Information In The Poor Peri-Urban Areas Of São Paulo; Citizen Consciousness; Urban Transformation
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Descrição: As bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), implantadas a partir de 2003 na cidade de São Paulo, foram inicialmente celebradas como uma conquista significativa: primeiro em termos de cobertura territorial de bibliotecas na cidade; segundo como uma possibilidade única no desenvolvimento de uma atuação de caráter híbrido de biblioteca pública e escolar. Este trabalho apresenta e discute a proposta de biblioteca do CEU e verifica, através dos sujeitos e por meio da aplicação de entrevista semiestruturada como essas bibliotecas estão se configurando ao longo dos anos, principalmente em regiões de crise urbana (enchentes, desapropriações, violência, incêndios etc.). A análise dos dados evidenciou que as bibliotecas podem ser caracterizadas como: educativa, porém desligada do currículo escolar; aberta a toda a comunidade; inserida no projeto educacional de cada CEU, e preocupada com a formação da consciência cidadã, com linhas de ação que permitem a construção de uma biblioteca mais que híbrida, plural, no sentido de agregar múltiplos saberes, ampliando, portanto, sua esfera de atuação. Verificamos em alguns sujeitos envolvidos com a biblioteca, especialmente os bibliotecários, a intenção em criar vínculos com a sua comunidade sem, contudo, ignorar problemas próprios da periferia. Ao contrário, esses foram determinantes para a elaboração de projetos de bibliotecas específicos, propiciando as aberturas necessárias para que as pessoas pudessem circular no mundo da informação e da cultura.
  • DOI: 10.11606/D.27.2012.tde-10012013-184342
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de publicação: 2012-09-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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