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Os ensaios admissionais da Universidade Johns Hopkins: uma análise discursiva assistida por computador das amostras aprovadas

Bandeira, Jordan Hahn

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-10-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os ensaios admissionais da Universidade Johns Hopkins: uma análise discursiva assistida por computador das amostras aprovadas
  • Autor: Bandeira, Jordan Hahn
  • Orientador: Taille, Elizabeth Harkot de La
  • Assuntos: Semiótica Discursiva; Redações Admissionais; Ethos Discursivo; Ensaios De Admissão; Ensaios Admissionais; Discursive Ethos; Discourse Semiotics; Personal Statements; College Essays; Admission Essays
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Este estudo faz a análise discursiva do corpus composto por trinta e dois ensaios admissionais de estudantes admitidos pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos da América. Os textos foram submetidos à instituição entre 2012 e 2016 e escolhidos como exemplos a serem seguidos pelos candidatos aos programas de graduação. Considerando que os ensaios foram validados por uma instituição com admissão altamente competitiva, os escritos constituem uma fonte valiosa e fornecem uma compreensão mais profunda do ensaio de admissão, tanto como instrumento de ingresso na Universidade Johns Hopkins quanto nas instituições norteamericanas de educação superior de forma geral. O estudo utilizou uma abordagem de análise qualitativa de dados assistida por computador com a primeira camada consistindo em análise qualitativa por meio da demarcação manual e posterior codificação de segmentos veiculadores de efeitos de sentido. Em uma segunda etapa, os códigos atribuídos foram submetidos à análise computacional que informou a relevância dos segmentos demarcados em função do número total de ocorrências e do número de ensaios em que foram verificados. A camada quantitativa de análise forneceu dados que levaram à segunda camada de análise qualitativa, que, por sua vez, permitiu uma compreensão mais precisa do objeto em relação ao que constitui um ensaio de admissão excelente para a Universidade Johns Hopkins. Os resultados apontam para o ensaio de admissão como um gênero complexo e de raízes profundas, cuja construção se baseia em um discurso destinado a veicular, por meio de uma demonstração emblemática, o éthos do enunciador, bem como o alinhamento de um conjunto de valores identitários específicos com o quadro axiológico da instituição. Este estudo pioneiro contribui para a compreensão dos ensaios autobiográficos que integram o corpus quanto ao seu conteúdo e expressão. Os escritos analisados sugerem um plano discursivo em que identidade, valores identitários e éthos desempenham um papel crucial em um processo no qual o candidato, investido em seu enunciador, é reconhecido como merecedor de integrar a instituição. O estudo também demonstra a utilidade de combinar abordagens assistidas por computador e ferramentas computacionais com estudos discursivos, pois permitem a visualização e organização de dados que não seriam naturalmente acessíveis ao pesquisador.
  • DOI: 10.11606/T.8.2018.tde-20032018-093115
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de publicação: 2017-10-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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