skip to main content

Sérgio Ferro: didática e formação

Costa, Angélica Irene Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2008-10-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sérgio Ferro: didática e formação
  • Autor: Costa, Angélica Irene Da
  • Orientador: Buzzar, Miguel Antonio
  • Assuntos: Arquitetura Brasileira; Arquitetura Moderna Brasileira; Educação; Brazilian Architecture; Brazilian Modern Architecture; Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Arquitetura e Urbanismo
  • Descrição: Pesquisa centrada na análise das experiências e práticas didáticas do arquiteto Sérgio Ferro no exercício docente, desde seu início na FAU-USP logo depois de formado, ingressando na disciplina de história da arte e estética em 1962, passando por propostas de um ensino de arquitetura diferenciado e novo na implementação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (entre 1967 e 1968), culminando nas suas formulações e experiências em Grenoble, na França, iniciadas em 1972. Apesar de possuir uma especificidade própria, a prática da docência comunica-se com as outras vertentes da produção de Sérgio Ferro: sua obra arquitetônica, representada basicamente por projetos residenciais e seus escritos teóricos - que são resultado de seu engajamento na cena política e cultural e da crítica ao projeto nacional-desenvolvimentista ao qual se ligava a arquitetura moderna - no período delimitado entre o final dos anos 1950 que se estende durante os anos 1970. Neste sentido, a pesquisa é orientada através da análise e do entendimento de seus textos à luz do debate político e cultural do período extrapolando o campo da arquitetura, além de uma visão crítica sobre suas obras e principalmente da análise de suas experiências como professor que repercutiram em vários outros cursos de arquitetura. Com isso, pretende-se estabelecer uma interlocução entre conceitos e obras, e com a elaboração prática da docência, verificando as concordâncias e contradições desse arquiteto que marcou profundamente a arquitetura moderna brasileira e o ensino da arquitetura.
  • DOI: 10.11606/D.18.2008.tde-25112008-172146
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de publicação: 2008-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.