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A musealização do território: uma aproximação entre Geografia, Educação e Museologia na Cohab Raposo Tavares

Oliveira, Carlos Augusto De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museologia 2016-08-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A musealização do território: uma aproximação entre Geografia, Educação e Museologia na Cohab Raposo Tavares
  • Autor: Oliveira, Carlos Augusto De
  • Orientador: Bruno, Maria Cristina Oliveira
  • Assuntos: Espaços Não-Formais De Educação; Geografia; Território; Musealização; Sociomuseologia; Sociomuseology; Non-Formal Educational Spaces; Musealization; Geography; Territory
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia
  • Descrição: OLIVEIRA, Carlos Augusto de. A musealização do território: uma aproximação entre Geografia, Educação e Museologia na Cohab Raposo Tavares. 2016. 228 f. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. O território pode ser entendido enquanto um museu a partir das perspectivas abertas pelo movimento denominado Nova Museologia e seu desdobramento acadêmico chamado Sociomuseologia. Isso nos permite compreender o patrimônio de uma maneira mais ampla, a partir de um entendimento que contemple a musealização do território enquanto estratégia de administração da memória e instrumento de desenvolvimento social. Essa proposta de musealização do território visa despertar nos indivíduos um conhecimento crítico e uma ação transformadora da sociedade. A apropriação (criação) desse espaço envolve necessariamente um conhecimento das dinâmicas sociais e sua relação com o meio natural em que está inserida, o qual precisa ser construído através de práticas educativas (formais ou não). Essas, por sua vez, podem fazer uso do próprio território da ação museológica entendido enquanto espaço não-formal de educação. Dessa forma, nesse trabalho as áreas de Geografia e Educação somam forças à Museologia para a compreensão da realidade e sua transformação. O caso prático da pesquisa se dá no bairro da Cohab Raposo Tavares (São Paulo / SP), através da ação do Centro de Memória que existe no local.
  • DOI: 10.11606/D.103.2016.tde-17102016-155735
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museologia
  • Data de publicação: 2016-08-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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