skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

"What do I manage and on whom do I depend": determinants of bloggers' actions/"O que gerencio e de quem dependo?": determinantes da acao de blogueiros.(articulo en portugues)

Castro, Isadora Vergara ; Junior, Carlos Denner Dos Santos

RAC - Revista de Administracao Contemporanea, 2015, Vol.19(4), p.486(22) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    "What do I manage and on whom do I depend": determinants of bloggers' actions/"O que gerencio e de quem dependo?": determinantes da acao de blogueiros.(articulo en portugues)
  • Autor: Castro, Isadora Vergara ; Junior, Carlos Denner Dos Santos
  • Assuntos: Blogs
  • É parte de: RAC - Revista de Administracao Contemporanea, 2015, Vol.19(4), p.486(22)
  • Descrição: Blogs have been increasingly sought by companies to form strategic alliances. These alliances form digital networks of relationships between blogs, readers and sponsors. The network, structured by preferential attachment, forces the new blogger to not only manage resources that the blog depends on to survive and build attractiveness in a competitive, heterogeneous and mutable environment; but also the challenge of overcoming the uncertainties, contingencies and vulnerabilities imposed by the context (network), in which they operate. However, do bloggers take different managerial actions in the pursuit of survival and success? With this question in mind, a theoretical model was developed to characterize managerial action according to blog context. The empirical tests of this model, carried out by quantitative and qualitative analysis with 21 blogs, indicated not only that bloggers have adaptive managerial actions, but also that their actions evolve in attempts to increase attractiveness. These results shed light on how managerial actions and decisions can be used to overcome the favoritism intrinsic to networks and contribute to the understanding of how some blogs achieve success quickly and legitimately by acting dynamically and contextually. This explains how leadership positions may switch, something assumed to be random in research based on network theory (preferential attachment). Key words: blog; attractiveness; organizational theory; network theory; preferential attachment. Blogs sao cada vez mais procurados por empresas para constituir aliancas estrategicas. Essas aliancas formam redes sociais digitais de relacionamentos entre blogs, visitantes e patrocinadores. A rede, estruturada sob o mecanismo de conexao preferencial, induz o novo blogueiro ao gerenciamento nao so dos recursos dos quais seu blog depende para sobreviver e adquirir atratividade em um ambiente competitivo, heterogeneo e mutavel, mas tambem ao desafio de superar as incertezas, contingencias e vulnerabilidades do contexto em que esta inserido. Entretanto, blogueiros agem gerencialmente de forma distinta na busca da sobrevivencia e do sucesso? Com essa pergunta em mente, foi desenvolvido um modelo teorico para caracterizar a acao gerencial do blogueiro de acordo com o contexto do blog. O teste empirico, realizado com 21 blogs por meio de combinacao de pesquisa qualitativa e quantitativa, indicou nao so que blogueiros adotam estilos de gestao adaptativos, mas que suas acoes evoluem na busca dessa atratividade, sinalizando que o gerenciamento pode ser uma forma de superar o favoritismo presente na rede. Os resultados contribuem para o entendimento de como certos blogs alcancam o sucesso de forma rapida e legitima ao atuarem contextualizadamente e com dinamismo, explicando assim a ocorrencia de troca de lideranca, antes considerada aleatoria na perspectiva da teoria de redes (conexao preferencial). Palavras-chave: blog; atratividade; teorias organizacionais; teoria de redes; conexao preferencial.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.