skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Las multiples violencias de la "violencia" en la escuela: desarrollo de un enfoque teorico y metodologico integrativo; As múltiplas violências da 'violência' na escola: desenvolvimento de um enfoque teórico e metodológico integrativo

Bringiotti, María Inés; Krynveniuk, Marta; Lasso, Silvia

Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 313-325

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2004-12-01

Acesso online

  • Título:
    Las multiples violencias de la "violencia" en la escuela: desarrollo de un enfoque teorico y metodologico integrativo; As múltiplas violências da 'violência' na escola: desenvolvimento de um enfoque teórico e metodológico integrativo
  • Autor: Bringiotti, María Inés; Krynveniuk, Marta; Lasso, Silvia
  • Assuntos: Violência Familiar; Violência Escolar; Maltrato Infantil; Family Violence; School Violence; Child Maltreatment
  • É parte de: Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 313-325
  • Descrição: Different types of violence that come together in the school area, causing an increase of risk for infantile maltreatment, were investigated. In the first stage of the study four schools from the City of Buenos Aires, two kindergarten and two elementary schools, were raffled off from two districts selected by their differences in social class (middle and low). Correlation between potential of maltreatment, rearing History, socio-economic and educational level of the mother, overcrowding and child behaviour and emotional problems were found. By means of regression analysis, specific models were obtained for both groups of the sample. Social, institutional and interaction between peers (children violence) were also found. In the report carried out in the second stage, correlation between potential of maltreatment, depression, social support were found. Intervention programs for parents, teachers and authorities have been implemented in one of the kindergartens, trying to analyse the variables of change and those that resisted it.
    Foram investigados diversos tipos de violência, no âmbito escolar, que ocasionam aumento do risco para a ocorrência de maltrato infantil. Na primeira etapa a amostra ficou composta por quatro escolas de Buenos Aires, duas de educação inicial e duas primárias, selecionadas ao acaso, em dois distritos predominantemente com classes sociais diferentes (média e baixa). Foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, a História da Educação, nível sócio econômico e educacional da mãe, problemas comportamentais e emocionais da criança. Mediante a análise de regressão foram obtidos modelos específicos para os dois grupos da amostra e encontrados aspectos de violência social, institucional e na interação com os pares (infantil). Na segunda etapa foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, depressão, apoio social. Foram implementados programas de intervenção para pais e, para docentes e autoridades de um jardim da infância, analisando as variáveis de cambio e as que resistiram a uma modificação.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6197/7728
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2004-12-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.