skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

As cores do desejo. Alteridade, raça e sexo no cinema britânico; The colors of desire. Alterity, race and sex in British cinema

Prysthon, Angela

Rumores; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 10 (2011); 37-58

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo 2011-12-19

Acesso online

  • Título:
    As cores do desejo. Alteridade, raça e sexo no cinema britânico; The colors of desire. Alterity, race and sex in British cinema
  • Autor: Prysthon, Angela
  • Assuntos: Cinema Britânico; Pós-Colonialismo; Alteridade; Sexualidade; British Cinema; Post Colonialism; Otherness; Sexuality
  • É parte de: Rumores; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 10 (2011); 37-58
  • Descrição: From the analysis of four movies from different periods of British cinema (Black narcissus, 1947, by Powell & Pressburger, A Taste of Honey, 1962, by Tony Richardson, A Passage to India, 1984, by David Lean and My Beautifyl Laundrette, 1985, by Stephen Frears) we are going to examin the Realist tradition and the transformations in the discourse and in the images on race and sexuality over the mid-20th century. The History of British cinema suggests, sometimes quite straight and enphatic, that there are intrinsic connexions between racism and sexuality. We are going to observe the recurrences and differences between the representations of alterity in the movies we have studied to better understand this connexions.
    A partir da análise de quatro filmes de diferentes momentos do cinema britânico (Narciso Negro, 1947, de Powell e Pressburger, Um gosto de mel, 1962, de Tony Richardson, Passagem para a Índia, 1984, de David Lean e Minha adorável lavanderia, 1985, de Stephen Frears) vamos examinar a tradição realista e as transformações no discurso e nas imagens sobre raça e sexualidade ao longo da segunda metade do século XX. A história do cinema britânico sugere, às vezes de modo muito direto e enfático, que há elos intrínsecos entre racismo e sexualidade. Observaremos as recorrências e diferenças entre as representações da alteridade nos filmes abordados para melhor compreender tais elos.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51251/55321
  • Editor: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011-12-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.