skip to main content

Evaluation of the virtual learning object "Diagnostic reasoning in nursing applied to preterm newborns"; Evaluación del objeto virtual de aprendizaje "Raciocinio diagnóstico en enfermería aplicado al prematuro"; Avaliação do objeto virtual de aprendizagem "Raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao prematuro"

Góes, Fernanda Dos Santos Nogueira De; Fonseca, Luciana Mara Monti; Furtado, Maria Cândida De Carvalho; Leite, Adriana Moraes; Scochi, Carmen Gracinda Silvan

Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 4 (2011); 894-901

Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2011-08-01

Acesso online

  • Título:
    Evaluation of the virtual learning object "Diagnostic reasoning in nursing applied to preterm newborns"; Evaluación del objeto virtual de aprendizaje "Raciocinio diagnóstico en enfermería aplicado al prematuro"; Avaliação do objeto virtual de aprendizagem "Raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao prematuro"
  • Autor: Góes, Fernanda Dos Santos Nogueira De; Fonseca, Luciana Mara Monti; Furtado, Maria Cândida De Carvalho; Leite, Adriana Moraes; Scochi, Carmen Gracinda Silvan
  • Assuntos: Enfermagem Neonatal; Prematuro; Diagnóstico De Enfermagem; Instrução Por Computador; Enfermería Neonatal; Diagnóstico De Enfermería; Instrucción Por Computador; Neonatal Nursing; Infant; Premature; Nursing Diagnosis; Computer-Assisted Instruction
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 4 (2011); 894-901
  • Descrição: The potential use of computer technology in teaching and continuous education for nursing motivated the development of this study to evaluate the virtual learning object, "Diagnostic Reasoning in Nursing Applied to Preterm Newborns" at an intermediate neonatal care unit. This descriptive study evaluates the appearance and content of the virtual object concerning aspects related to presentation, organization, usability and overall impression. Experts from the fields of computer technology (12) and nursing (31) participated in the evaluation process. Each sub-item of the instrument was assessed on a Likert scale and blank space was provided for comments/suggestions. All items were positively evaluated by over 80% of the experts, except for the 'informational density' criterion in the evaluation performed by computer technology experts. The developed product is considered adequate to be used for teaching for nursing students and in continuous education of diagnostic reasoning in the development of Nursing Diagnoses for preterm newborns, in the problem-posing pedagogical framework.
    Vislumbrando el potencial de uso de la informática en la formación y educación permanente en enfermería, se realizó el presente estudio con el objetivo de evaluar el objeto virtual de aprendizaje "Raciocinio Diagnóstico en Enfermería Aplicado al Prematuro" en una unidad de cuidado intermedio neonatal. Se trata de un estudio descriptivo sobre la evaluación de la apariencia y contenido del objeto virtual en los aspectos relacionados a la presentación, organización, usabilidad e impresión general. Participaron peritos de las áreas de informática (12) y enfermería (31). Cada sub-ítem de los instrumentos contenía evaluación en escala tipo Likert y espacio para inclusión de comentarios/sugerencias. Todos los ítems fueron evaluados positivamente por más de 80% de los evaluadores, excepto el criterio densidad de información en la evaluación de los profesionales de informática. Se considera que el producto desarrollado está adecuado para ser colocado a disposición para uso en la enseñanza de estudiantes y en la educación permanente de enfermeros sobre raciocinio diagnóstico en la elaboración de Diagnósticos de Enfermería aplicados al prematuro, dentro del marco pedagógico de la problematización.
    Vislumbrando o potencial de uso da informática, na formação e educação permanente em enfermagem, realizou-se o presente estudo com o objetivo de avaliar objeto virtual de aprendizagem raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao prematuro, em unidade de cuidado intermediário neonatal. Trata-se de estudo descritivo sobre a avaliação da aparência e conteúdo do objeto virtual, nos aspectos relacionados à apresentação, organização, usabilidade e impressão geral. Participaram peritos das áreas de informática (12) e enfermagem (31). Cada subitem dos instrumentos continha avaliação em escala Likert e espaço para inclusão de comentários/sugestões. Todos os itens foram avaliados positivamente por mais de 80% dos avaliadores, exceto o critério densidade informacional na avaliação dos profissionais de informática. Considera-se que o produto desenvolvido está adequado para ser disponibilizado para uso no ensino de estudantes e educação permanente de enfermeiros, sobre raciocínio diagnóstico na elaboração de diagnósticos de enfermagem, aplicados ao prematuro, inserido no referencial pedagógico da problematização.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4393/5722; https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4393/5723; https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4393/5724
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2011-08-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês;Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.