skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

The teaching-learning process in mental health: the student’s perspective about psychosocial rehabilitation and citizenship; Proceso enseñanza-aprendizaje en salud mental: la visión del alumno sobre la rehabilitación psicosocial y ciudadanía; Processo ensino aprendizagem em saúde mental: o olhar do aluno sobre reabilitação psicossocial e cidadania

Barros, Sônia; Claro, Heloísa Garcia

Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 3 (2011); 700-707

Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem 2011-06-01

Acesso online

  • Título:
    The teaching-learning process in mental health: the student’s perspective about psychosocial rehabilitation and citizenship; Proceso enseñanza-aprendizaje en salud mental: la visión del alumno sobre la rehabilitación psicosocial y ciudadanía; Processo ensino aprendizagem em saúde mental: o olhar do aluno sobre reabilitação psicossocial e cidadania
  • Autor: Barros, Sônia; Claro, Heloísa Garcia
  • Assuntos: Saúde Mental; Educação Em Enfermagem; Educação Baseada Em Competências; Reabilitação; Salud Mental; Educación Em Enfermería; Educación Basada En Competências; Rehabilitación; Mental Health; Education; Nursing; Competency-Based Education; Rehabilitation
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 3 (2011); 700-707
  • Descrição: The current national mental health policies confirm the need to encourage teaching, research and extension practices that favor new professional attitude. A previous study has shown that the students' representation about the competencies required in mental health fall into categories about the concepts of competence, cognitive resources, expressed feelings, and the concept of health and illness, but with no reference to themes related to the users' citizenship or psychosocial rehabilitation, which are central concepts in the course discipline. In this study, an analysis was made of the representation about these concepts, the knowledge and skills identified as being necessary to practice rehabilitation. Participants were students of a public university, attending the Mental Health Nursing class. The results show that students value the users' needs, but the representations about citizenship and psychosocial rehabilitation are founded on common sense about hazards and basic rights like health and leisure.
    Las políticas de Salud Mental vigentes en el país confirman necesidad de estimular prácticas de enseñanza, investigación y extensión que promuevan nuevas actitudes profesionales. Estudio anterior reveló que la representación de alumnos sobre competencias necesarias en salude mental conforma categorías sobre conceptos de competencia, recursos cognitivos, sentimientos expresados y concepto de salud-enfermedad, sin desconocer temas relacionados a Ciudadanía o Rehabilitación Psicosocial del usuario, conceptos centrales de enseñanza de la disciplina. Este estudio analizó la representación de estos conceptos, sobre saberes y habilidades identificados como necesarios para la práctica de Rehabilitación. Los entrevistados cursaron la materia Enfermería en Salud Mental en universidad pública. Los resultados demuestran valorización de demandas de usuarios; mientras tanto, las representaciones sobre ciudadanía y rehabilitación psicosocial se sustentan en el sentido común relacionado a peligrosidad y derechos básicos como salud y recreación.
    As políticas de Saúde Mental vigentes no país confirmam necessidade de estimular práticas de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam novas atitudes profissionais. Estudo anterior revelou que a representação de alunos sobre competências necessárias na saúde mental, conforma categorias sobre conceitos de competência, recursos cognitivos, sentimentos expressos e conceito de saúde e doença, não se depreendendo temas relacionados à Cidadania ou à Reabilitação Psicossocial dos usuários, conceitos centrais no ensino da disciplina. Neste estudo, analisou-se a representação sobre estes conceitos, sobre os saberes e habilidades identificados como necessários para a prática da Reabilitação. Os entrevistados cursaram a disciplina de Enfermagem em Saúde Mental de uma universidade pública e os resultados mostram valorização das demandas dos usuários, no entanto, as representações sobre cidadania e reabilitação psicossocial sustentam-se no senso comum relacionado à periculosidade e à direitos básicos como à saúde e lazer.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40755/44074; https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40755/44075
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2011-06-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.