skip to main content

The influence of different methodologies of teaching-learning-training in the basketball on the level of procedural tactical knowledge; A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual

Morales, Juan Carlos Pérez; Greco, Pablo Juan

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 4 (2007); 291-299

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte 2007-12-01

Acesso online

  • Título:
    The influence of different methodologies of teaching-learning-training in the basketball on the level of procedural tactical knowledge; A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
  • Autor: Morales, Juan Carlos Pérez; Greco, Pablo Juan
  • Assuntos: Jogos Esportivos Coletivos; Cognição E Ação; Métodos De Ensino; Sporting Collective Games; Cognition And Action; Methods Of Education
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 4 (2007); 291-299
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo.
    The objective of the present study was to observe and to describe the technical-tactical teaching-learning-training process (T-L-T) applied in basketball from 10 to 12 years old) and to analyze its influence in the level of income of the procedural tactical knowledge (PTK). The sample of this study was constituted of 40 male basketball players pertaining to three different practice groups (A, B and C). In order to determine the used methodology, the training sessions were filmed and categorized in agreement to Stefanello's (1999) protocol. The tactical parameters to offer themselves and to orient themselves (OO) and to recognize spaces (RS) were analyzed and evaluated as the manifestation of the convergent thought (game intelligence). It was confirmed that a process of T-L-T with emphasis in the situational-global (SG) method was used in the group "A". The use of situational and mixing (SM) method prevailed in the group "B". In the group "C", it was observed an emphasis in the use of the analytical method (AM). In the level of income of the CTP, it was confirmed that SG method propitiated an improvement of convergent OO (p = 0.000) and convergent RS (p = 0.000) parameters. It is possible to infer that SG method positively contributed to the development of the tactical intelligence of the participants of this study.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674/18387
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2007-12-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.