skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

The discipline Gravitation in the Course of Degree in Physics of USP: objectives and foundations of a proposal guided by the history and philosophy of science; A disciplina Gravitação no Curso de Licenciatura em Física da USP: objetivos e fundamentos de uma proposta guiada pela história e filosofia da ciência

Polati, Flávia; Dias, Valéria Silva; Zanetic, João

Khronos; n. 4 (2017); 72-83

Universidade de São Paulo. Centro Interunidade de História da Ciência 2017-09-11

Acesso online

  • Título:
    The discipline Gravitation in the Course of Degree in Physics of USP: objectives and foundations of a proposal guided by the history and philosophy of science; A disciplina Gravitação no Curso de Licenciatura em Física da USP: objetivos e fundamentos de uma proposta guiada pela história e filosofia da ciência
  • Autor: Polati, Flávia; Dias, Valéria Silva; Zanetic, João
  • Assuntos: Formação De Professores; Currículo; Gravitação; History Of Science; Philosophy Of Science; Scientific Education; Physics Teaching
  • É parte de: Khronos; n. 4 (2017); 72-83
  • Descrição: We can say that there is a recognition of the importance of the presence of elements of the history and philosophy of science in the classroom by countless researches, curricula, national and international guidelines for teaching science in the world. However, one of the difficulties in bringing such elements into the classroom is the specific training of the teacher to deal with the scientific contents and also aspects of the history and philosophy of science inherent to the episodes addressed. Thus, we present in this article the fundamentals, objectives and assumptions of the discipline Gravitation, regularly offered in the 2nd semester of the Degree in Physics of USP. This discipline seeks to introduce concepts of Physics through the historical and philosophical development of theories of Gravitation, starting from the Greeks to the gravitational theories of the twentieth century. In presenting some general results of three moments of the implementation of this proposal, we sought to analyze some of the paths taken by the teachers who implemented it, looking at how this discipline maintained its original proposal and what its roles at the beginning of teacher training and Physics.
    Atualmente podemos dizer que há um reconhecimento da importância da presença de elementos da história e da filosofia da ciência na sala de aula por inúmeras pesquisas, currículos, diretrizes nacionais e internacionais para o ensino de ciências mundial. Entretanto, uma das dificuldades em levar tais elementos para a sala de aula, recai na formação específica do professor para lidar com os conteúdos científicos e também aspectos da história e da filosofia da ciência inerente aos episódios abordados. Dessa forma, apresentamos neste artigo os fundamentos, objetivos e pressupostos da disciplina Gravitação, regularmente oferecida no 2º semestre da Licenciatura em Física da USP. Tal disciplina busca introduzir conceitos de Física através do desenvolvimento histórico e filosófico das teorias da Gravitação, partindo desde os gregos até as teorias gravitacionais do século XX. Ao apresentar alguns resultados gerais de três momentos da implementação dessa proposta, buscamos analisar alguns caminhos percorridos pelos docentes que a implementaram, olhando como esta disciplina manteve sua proposta original e quais seus papeis no início da formação de professores e Física.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/134222/133452
  • Editor: Universidade de São Paulo. Centro Interunidade de História da Ciência
  • Data de criação/publicação: 2017-09-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.