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Efeito da prática de massagem e da contação de história na socialização de crianças em ambiente escolar

Gonçalves, Lia Lopes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2014-03-12

Acesso online

  • Título:
    Efeito da prática de massagem e da contação de história na socialização de crianças em ambiente escolar
  • Autor: Gonçalves, Lia Lopes
  • Orientador: Caromano, Fátima Aparecida
  • Assuntos: Socialização; Comportamento Infantil; Criança; Educação; Saúde; Massagem; Child Behavior; Massage; Health; Education; Children; Socialization
  • Descrição: Contextualização: Existe a necessidade de educar comportamentos agressivos em ambiente escolar. Intervenções com atividades corporais e intelectuais podem ser utilizadas proporcionando efeitos similares ou complementares. Massagem proporciona benefícios físicos, cognitivos e emocionais. Tocar e ser tocado envolve aceitação, confiança e proporciona agradável troca de experiência e interação social. Contação de histórias infantis facilita o relacionamento, a diminuição de tensão, ansiedade e proporciona confiança. Objetivo: Avaliar o efeito da prática de massagem clássica e da contação de histórias infantis na socialização de crianças em ambiente escolar. Método: Estudo experimental, realizado com 105 crianças de 6,5 a 8,1 anos de idade, alunos do segundo ano do ensino fundamental, divididas em três grupos: classe massagem (CM), classe história (CH) e classe controle (CC), que participou da prática de massagem, contação de histórias infantis e não sofreu intervenção, respectivamente. O comportamento foi coletado por meio de diário e registro de intercorrências. O desempenho escolar foi avaliado utilizando a média de todas as notas dos alunos, por classe. Resultados: Reduções no número de agressões verbais, discussões, encaminhamentos à coordenação por comportamento inadequado, queixas dos pais, aumento de atitudes de ajuda e carinho e maior nota média no período das intervenções. As notas do 1º, 2º (intervenções) e 3º trimestres das classes foram, respectivamente, CM = 6.8, 7.4 e 6.9; CH = 6.5, 7.0 e 6.6 e CC = 6.6, 6.2 e 5.6. Conclusão: A prática de massagem e a de contação de histórias infantis afetaram de forma positiva o comportamento e desempenho escolar dos alunos
  • DOI: 10.11606/D.5.2014.tde-29042014-091716
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2014-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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