skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Efeito da prática de massagem e da contação de história na socialização de crianças em ambiente escolar
Gonçalves, Lia Lopes
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2014-03-12
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Efeito da prática de massagem e da contação de história na socialização de crianças em ambiente escolar
Autor:
Gonçalves, Lia Lopes
Orientador:
Caromano, Fátima Aparecida
Assuntos:
Socialização
;
Comportamento Infantil
;
Criança
;
Educação
;
Saúde
;
Massagem
;
Child Behavior
;
Massage
;
Health
;
Education
;
Children
;
Socialization
Descrição:
Contextualização: Existe a necessidade de educar comportamentos agressivos em ambiente escolar. Intervenções com atividades corporais e intelectuais podem ser utilizadas proporcionando efeitos similares ou complementares. Massagem proporciona benefícios físicos, cognitivos e emocionais. Tocar e ser tocado envolve aceitação, confiança e proporciona agradável troca de experiência e interação social. Contação de histórias infantis facilita o relacionamento, a diminuição de tensão, ansiedade e proporciona confiança. Objetivo: Avaliar o efeito da prática de massagem clássica e da contação de histórias infantis na socialização de crianças em ambiente escolar. Método: Estudo experimental, realizado com 105 crianças de 6,5 a 8,1 anos de idade, alunos do segundo ano do ensino fundamental, divididas em três grupos: classe massagem (CM), classe história (CH) e classe controle (CC), que participou da prática de massagem, contação de histórias infantis e não sofreu intervenção, respectivamente. O comportamento foi coletado por meio de diário e registro de intercorrências. O desempenho escolar foi avaliado utilizando a média de todas as notas dos alunos, por classe. Resultados: Reduções no número de agressões verbais, discussões, encaminhamentos à coordenação por comportamento inadequado, queixas dos pais, aumento de atitudes de ajuda e carinho e maior nota média no período das intervenções. As notas do 1º, 2º (intervenções) e 3º trimestres das classes foram, respectivamente, CM = 6.8, 7.4 e 6.9; CH = 6.5, 7.0 e 6.6 e CC = 6.6, 6.2 e 5.6. Conclusão: A prática de massagem e a de contação de histórias infantis afetaram de forma positiva o comportamento e desempenho escolar dos alunos
DOI:
10.11606/D.5.2014.tde-29042014-091716
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
Data de criação/publicação:
2014-03-12
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript