skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Contribuições do ensino, pesquisa e extensão na universidade para a formação nas licenciaturas

Vânia Galindo Massabni Luca Pinto Marson; Simone Regina Manosso Cartaxo; Keila Santos; Denise Puglia Zanon Josemary Scos; Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (20. 2020 Petrópolis, RJ)

Cruz, Giseli Barreto da ... [et al.] (orgs.) Fazeres-Saberes Pedagógicos : Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Livro 1, v.1 : tensões e perspectivas na relação com formação docente Petrópolis, RJ : Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP, 2020 4393 p

Petrópolis, RJ 2020

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (PI Drive 3169061 )(Acessar)

  • Título:
    Contribuições do ensino, pesquisa e extensão na universidade para a formação nas licenciaturas
  • Autor: Vânia Galindo Massabni
  • Luca Pinto Marson; Simone Regina Manosso Cartaxo; Keila Santos; Denise Puglia Zanon Josemary Scos; Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (20. 2020 Petrópolis, RJ)
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; ENSINO SUPERIOR; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; LICENCIATURA; PESQUISA; UNIVERSIDADE
  • É parte de: Cruz, Giseli Barreto da ... [et al.] (orgs.) Fazeres-Saberes Pedagógicos : Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Livro 1, v.1 : tensões e perspectivas na relação com formação docente Petrópolis, RJ : Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP, 2020 4393 p
  • Descrição: A formação nas universidades tem como diferencial poder aliar, com autonomia, ensino, pesquisa e extensão. Ainda que esta separação possa ser tênue ou questionável, visto que, na área educacional, os projetos podem articular estes eixos sem diferenciá-los, como na pesquisa-ação, como eles podem contribuir para a formação nas Licenciaturas? A formação de professores calcada na problematização, questionamento e reflexão sobre a prática, defendida por diversos autores, pode ser favorecida em projetos que aproximem universidade e escola, de modo que a práxis faça sentido aos estudantes. Porém, quais elementos são trazidos pelas pesquisas que evidenciam a contribuição de espaços formativos que envolvam a participação de licenciandos e formadores em projetos tanto de ensino, como de pesquisa e de extensão? O objetivo deste painel é elucidar aspectos destas contribuições em pesquisas com formadores, professores de escolas e licenciandos. Os 3 artigos indicam contribuições aos processos de aprendizagem da docência por elucidar as influências das experiências de ensino dos formadores com os anos iniciais da escola básica nas práticas formativas das Licenciaturas em que atuam; por aprimorar a articulação teoria e prática na formação, conforme relatos de estudantes de Licenciatura em projetos de extensão universitária em escolas; e, ainda, por provocar a reflexão de licenciandos e professores na pesquisa da prática, em um projeto colaborativo entre escola e universidade. Utilizando diferentes metodologias e enfoques de pesquisa, como entrevista, análise documental e pesquisa-ação, os artigos revelam contextos educativos da universidade que são promissores para a formação docente socialmente comprometida com a escola.
    Conclui-se que estes espaços criados nas Licenciaturas e que tem centralidade na escola foram fundamentais para o compromisso dos envolvidos com o processo educativo e seu próprio desenvolvimento profissional e deve ser um movimento constante, nas universidades, trazer o ensino, a pesquisa e a extensão para dentro das Licenciaturas
  • Editor: Petrópolis, RJ
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: art. 178, p. 2871-2872.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.