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Formação pedagógica na pós-graduação em enfermagem no Brasil

Mariana Alvina dos Santos Bruna Moretti Luchesi; Noeli Prestes Padilha Rivas; Vilanice Alves de Araújo Püschel

Texto & Contexto Enfermagem Florianópolis v. 30, e20200466, 2021

Florianópolis 2021

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (PUSCHEL, V. A. de A. doc 158e )(Acessar)

  • Título:
    Formação pedagógica na pós-graduação em enfermagem no Brasil
  • Autor: Mariana Alvina dos Santos
  • Bruna Moretti Luchesi; Noeli Prestes Padilha Rivas; Vilanice Alves de Araújo Püschel
  • Assuntos: ENSINO; PÓS-GRADUAÇÃO; ENFERMAGEM
  • É parte de: Texto & Contexto Enfermagem Florianópolis v. 30, e20200466, 2021
  • Notas: Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/KWvtZwBj5KWw6rLpKPNsdDH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2022
  • Descrição: Objetivo: analisar como ocorre a formação do professor nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. Método: trata-se de um estudo exploratório e descritivo que utilizou como técnica a Análise Documental dos dados obtidos dos programas examinados. A coleta foi realizada no mês de maio de 2020. Os dados numéricos foram analisados utilizando frequência simples e relativa. As ementas e outras informações das disciplinas disponíveis foram agrupadas conforme as temáticas abordadas. Resultados: foram identificados 53 Programas de Pós-Graduação em Enfermagem stricto sensu que ofereciam 61 disciplinas relacionadas à formação pedagógica. Dessas, 28 possuíam ementa/informações disponíveis on-line; e estas foram analisadas. As temáticas emergentes das análises foram agrupadas em duas dimensões: Os pilares da formação docente e a Didática, ambas indicam elementos essenciais para a formação docente. A formação do professor que atua no Ensino Superior, principalmente na área da saúde, reveste-se de fundamental importância em razão das demandas hodiernas, que exigem profissionais competentes, versáteis, capazes de solucionar problemas e trabalhar em equipe. Conclusão: a formação pedagógica é inerente à docência e requer intencionalidade educativa, além de estímulos aos processos de autorreflexão sobre novos modos de planejar e executar o processo de ensino e aprendizagem. Na enfermagem é necessário estímulo aos docentes formadores para que ampliem a oferta de disciplinas de formação pedagógica, disponibilizem as ementas das disciplinas e produzam conhecimento na área visando à troca de experiências
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: e20200466.
  • Idioma: Português

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