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Tecnologia em saúde e sua influência no ensino em enfermagem

Barbara Caroliny Pereira Costa Eugênia Velludo Veiga; Clibson Alves dos Santos; Jeferson Cardoso Costa; Silvana Maria Coelho Leite Fava; Zélia Marilda Rodrigues Resck

Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) Rio de Janeiro v. 13, p. 288-294, 2021

Rio de Janeiro 2021

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3076130 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Tecnologia em saúde e sua influência no ensino em enfermagem
  • Autor: Barbara Caroliny Pereira Costa
  • Eugênia Velludo Veiga; Clibson Alves dos Santos; Jeferson Cardoso Costa; Silvana Maria Coelho Leite Fava; Zélia Marilda Rodrigues Resck
  • Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; INTERNET; ENSINO; ENFERMAGEM; Educational Technology; Information Technology; Internet; Teaching; Nursing
  • É parte de: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) Rio de Janeiro v. 13, p. 288-294, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8534 Acesso em: 12 Maio 2022
  • Descrição: Objetivo: analizar la influencia de la innovación tecnológica en la enseñanza en enfermería. Método: se trata de una revisión integrativa realizada en enero de 2018, con recorte temporal enero / 2015 a diciembre / 2017. Se incluyeron 21 artículos disponibles en línea, siendo realizadas las seis etapas preconizadas, en la cual para la recolección y análisis de los datos, se utilizó un instrumento validado. Resultados: emergieron las categorías “Tecnología de la Información y Comunicación en la enseñanza; “Ambientes y Objetos Virtuales de Aprendizaje y su impacto en el proceso de enseñanza-aprendizaje”. Conclusión: la influencia de la innovación tecnológica en la enseñanza en enfermería trae un aspecto dinámico, innovador y de proactividad al alumno de enfermería, lo que exige cambios en el formato del proceso enseñanza-aprendizaje. Tales cambios vienen incentivando al alumno a ser activo y constructor de su conocimiento, lo que contribuye directamente al proceso de desarrollo de pensamiento crítico-reflexivo, autonomía y seguridad para la realización de procedimientos
    Objetivo: analisar a influência da inovação tecnológica no ensino em enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada em janeiro de 2018, com recorte temporal janeiro/2015 a dezembro/2017. Foram incluídos 21 artigos disponíveis on-line, sendo realizadas as seis etapas preconizadas, na qual para a coleta e análise dos dados, utilizou-se de um instrumento validado. Resultados: emergiram as categorias “Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino; “Ambientes e Objetos Virtuais de Aprendizagem e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem”. Conclusão: a influência da inovação tecnológica no ensino em enfermagem traz um aspecto dinâmico, inovador e de proatividade ao aluno de enfermagem, o que exige mudanças no formato do processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças vem incentivando o aluno ser ativo e construtor do seu conhecimento, o que contribui diretamente para o processo de desenvolvimento de pensamento críticoreflexivo, autonomia e segurança para realização de procedimentos
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 288-294.
  • Idioma: Português

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