skip to main content

Aplicação de metodologias de ensino a distância na disciplina de metodologia científica da FOUSP percepção de alunos e tutores

T. T Lopez-Capp Edgard Michel Crosato; Maria Gabriela Haye Biazevic; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (38. 2021)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 35, supl. 3, p. 90, res. PE034, 2021

São Paulo SBPqO 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Aplicação de metodologias de ensino a distância na disciplina de metodologia científica da FOUSP percepção de alunos e tutores
  • Autor: T. T Lopez-Capp
  • Edgard Michel Crosato; Maria Gabriela Haye Biazevic; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (38. 2021)
  • Assuntos: GRADUAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 35, supl. 3, p. 90, res. PE034, 2021
  • Notas: Disponivel em: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2021/bor-v035-sbpqo-book.pdf. Acesso em: nov. 2021
  • Descrição: Avaliar a percepção de alunos de graduação e seus tutores (alunos da pós-graduação) frente ao uso de metodologia de ensino à distância da disciplina de Metodologia Científica da FOUSP. Os 133 alunos de graduação matriculados na disciplina e 08 tutores responderam a um questionário estruturado via Google Forms contendo três domínios (avaliação da disciplina; avaliação dos tutores (para o caso dos alunos de graduação) e avaliação dos alunos (para o caso dos tutores); autoavaliação). Os principais achados da pesquisa evidenciaram que segundo a percepção dos alunos os objetivos da disciplina foram cumpridos (37.5% responderam que "sim, na maioria das vezes" e 40.62% "sim plenamente"), porém a maioria dos alunos apontaram a importância dos encontros presenciais: "Eu gostei de metodologia a distância, mas seria mais interessante se tivesse encontros presenciais também, pq foi péssimo falar com os tutores só por e-mail, seria bem melhor ter essa troca de aprendizagem presencialmente mas com a disciplina ministrada a distância." Quanto a percepção dos tutores, 62.5% avaliaram como "bom" o processo de orientação e acompanhamento dos alunos, ao longo do curso, porém também ressaltaram algumas dificuldades de interação com os alunos: "A tutoria exclusivamente virtual dificulta receber um feedback imediato dos alunos a respeito das dúvidas, esclarecimentos e instruções dadas." Conclui-se que a disciplina conseguiu atingir os objetivos propostos para alunos e tutores, porém fica latente a importância interações presenciais no processo ensino-aprendizagem
  • Editor: São Paulo SBPqO
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 90, res. PE034.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.