skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Relatório de análise estatística sobre o projeto "Dificuldades de linguagem escrita em crianças escolares do 5º Ano do Ensino Fundamental"

Aline Alves de Oliveira Isabella Regina Passos da Mata Firmino; Viviana Giampaoli

São Paulo IME-USP 2019

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (https://repositorio.usp.br/directbitstream/3a840739-8505-42d1-b584-b92583a52ec1/ )(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "Dificuldades de linguagem escrita em crianças escolares do 5º Ano do Ensino Fundamental"
  • Autor: Aline Alves de Oliveira
  • Isabella Regina Passos da Mata Firmino; Viviana Giampaoli
  • Assuntos: ESTATÍSTICA DESCRITIVA; TESTES DE HIPÓTESES
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/3a840739-8505-42d1-b584-b92583a52ec1/2988807.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021
  • Notas Locais: RAE-CEA-19P07
  • Descrição: Diversas dificuldades em linguagem escrita são encontradas no processo de aprendizagem do Ensino Fundamental. Por isso, optou-se por realizar um estudo considerando-se crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de caracterizar essas dificuldades. Atividades como produções textuais e escrita de palavras através de ditado foram instrumentos para o estudo, por meio do Teste de Desempenho Escolar (Stein, 1994), Protocolo de Análise de Produção Textual (Santos e Hage, 2015) e Protocolo de Avaliação Cognitivo-Linguísticas Coletivo (Capellini et al . 2012). As pontuações de acertos em cada atividade foram utilizadas como variáveis respostas para a análise estatística a partir de modelos mistos com distribuição Double Poisson segundo o tipo de escola (municipal e estadual), sexo, média em Língua Portuguesa, motivação intrínseca e extrínseca. Os resultados obtidos mostram que o desempenho nas atividades está diretamente influenciado pela média dos alunos em Português, sendo que no geral as meninas apresentaram um desempenho superior. Além disso, as categorias coesão, norma culta, coerência, gramática, clareza/concisão e estética de cada produção textual foram comparadas em relação aos erros, apresentando a norma culta a maior dificuldade na produção escrita.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 57 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.