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Caracterização de instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em sala de aula

Y. P. C. Muniz A. D Cruz; L. G Bellai; Natália Barreto Frederigue Lopes; Adriane Lima Mortari Moret; Regina Tangerino Souza Jacob; EIA - Encontro Internacional de Audiologia (32. 2017 Gramado)

Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2017

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2017

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  • Título:
    Caracterização de instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em sala de aula
  • Autor: Y. P. C. Muniz
  • A. D Cruz; L. G Bellai; Natália Barreto Frederigue Lopes; Adriane Lima Mortari Moret; Regina Tangerino Souza Jacob; EIA - Encontro Internacional de Audiologia (32. 2017 Gramado)
  • Assuntos: DEFICIÊNCIA AUDITIVA; APRENDIZAGEM; ESTUDANTES; PESQUISA CIENTÍFICA
  • É parte de: Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2017
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A entrada de uma criança com deficiência auditiva na escola regular necessita de apoio e suporte dos professores para que estratégias sejam desenvolvidas, visando proporcionar experiências auditivas adequadas e facilitar o processo de aprendizagem. É comum o uso de instrumentos de acompanhamento de estudantes que avaliam as principais dificuldades que estas crianças possuem na dinâmica escolar, na comunicação verbal e/ou não verbal, na aprendizagem geral e em suas relações sociais. Objetivo: Realizar um levantamento dos instrumentos de acompanhamento dos estudantes com deficiência auditiva em sala de aula por meio de uma revisão sistemática de literatura. Metodologia: A pergunta norteadora da investigação foi: "Quais são os instrumentos existentes na literatura para avaliação e/ou acompanhamento dos estudantes com deficiência auditiva em sala de aula?”. A estratégia de busca utilizada foi por meio de pesquisa via descritores DeCS/MeSH, sendo estes “Criança/Child”, “Adolescentes/Adolescent”, “Perda Auditiva/ Hearing Loss”, “Auxiliares de Audição/Hearing Aids”, “Implante Coclear/Cochlear Implantation”, “Tecnologia Assistiva/Self-Help Devices”, “Percepção de fala/ Speech Perception”, “Questionários/Questionnaires”, “Docentes/Facult” e “Instituições Acadêmicas/Schools”, realizada nas bases de dados PubMed, Web of Science e Bireme - Biblioteca Virtual em Saúde e por busca manual. Os critérios para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados na busca eletrônica foram: alunos com deficiência auditiva usuários de AASI e/ou Implante Coclear como participantes, uso de instrumento de acompanhamento em sala de aula, possuir título ou resumo que correspondesse com o objetivo do presente estudo e ter texto completo publicado na Internet.
    Resultados: Foram encontrados 909 artigos através da combinação dos descritores nas bases eletrônicas e 3 em busca manual. Após exclusão dos artigos que não correspondiam aos critérios de seleção e avaliação e dos repetidos, 8 artigos foram utilizados. Através destes, foram encontrados 14 instrumentos, categorizados em: 3 de auto-avaliação (Classroom participation (CPQ); Cuestionario de Autoconcepto (SDQ); Twenty-Statement Test TST-Who am I), 6 de avaliação individual (Reynell Test; Espín’s questionnaire; PROLEC; LIFE-R; SIFTER; FM Listening Evaluation for children), 2 de avaliação de desempenho geral em sala de aula (Sense of Coherence Scale; Assessment of Mainstream Performance (AMP), 1 de qualidade de vida (Health-related quality of life (ILC) e 2 de avaliação social, psicológica e/ou emocional (Loneliness and Social Dissatisfaction Questionnaire; Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Conclusão: Foram encontrados 14 instrumentos de acompanhamento dos estudantes com deficiência auditiva em sala de aula, sendo apenas 4 desenvolvidos para esta população específica. Dentre os 14 encontrados, 8 estão disponíveis na Língua Portuguesa Brasileira. O uso sistemático desses instrumentos pode auxiliar os professores a adequarem seus planos de aulas permitindo iguais chances de aprendizagem e desenvolvimento educacional e social para todos os seus alunos.
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 4110.
  • Idioma: Português

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