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Cuidado en los pies diabéticos antes y después de intervención educativa

Maria del Carmen Pérez Rodríguez Simone de Godoy; Alessandra Mazzo; Paula Cristina Nogueira; Maria Auxiliadora Trevizan; Isabel Amélia Costa Mendes

Enfermería Global Murcia v. 12, n. 29, p. 43-52, 2013

Murcia 2013

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cuidado en los pies diabéticos antes y después de intervención educativa
  • Autor: Maria del Carmen Pérez Rodríguez
  • Simone de Godoy; Alessandra Mazzo; Paula Cristina Nogueira; Maria Auxiliadora Trevizan; Isabel Amélia Costa Mendes
  • Assuntos: PÉ DIABÉTICO (PREVENÇÃO E CONTROLE); DIABETES MELLITUS; AUTOCUIDADO; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM
  • É parte de: Enfermería Global Murcia v. 12, n. 29, p. 43-52, 2013
  • Notas: Artigo publicado em periódico bilíngue, referência em português: MENDES, I. A. C; TREVIZAN, M. A.; NOGUEIRA, P. C.; MAZZO, A.; GODOY, S.; PÉREZ RODRIGUEZ, M. C. Cuidado com os pés diabéticos antes e após intervenção educativa. Enfermería Global, v. 12, n. 29, p. 53-62, jan. 2013.;Artigo publicado em periódico bilíngue, referência em inglês: MENDES, I. A. C; PÉREZ RODRIGUEZ, M. C. Diabetic foot care before and after an educative intervention. Enfermería Global, v. 12, n. 29, p. 63-72, jan. 2013.;Disponível em: . Acesso em 13 ago. 2013
  • Notas Locais: A BCRP possui os artigos impressos nas versões em espanhol, português e inglês
  • Descrição: El conocimiento sobre cuidados con los pies entre individuos con diabetes mellitus (DM) contribuye para evitar futuras complicaciones. Un estudio casi experimental fue llevado a cabo en los centros de salud de la ciudad de San Luís Potosí, México, con objeto de describir el perfil sociodemográfico y clínico de pacientes con DM y sus hábitos de cuidados con los pies antes y después de una intervención educativa, basada en la comunicación participativa y tradicional. El estudio fue desarrollado con dos grupos. El grupo experimental participó del programa de enseñanza para cuidados con los pies utilizando la comunicación participativa y el grupo control utilizó el método de comunicación tradicional. Para la recolecta de datos fueron organizadas entrevistas en tres momentos: antes del inicio, al final del programa y seis meses después del término de la intervención. La mayoría de los sujetos eran del sexo femenino, edad promedia de 52 años, con nivel de escolaridad fundamental incompleto y, además de DM, sufrían de hipertensión arterial. Respecto a los hábitos de cuidados con los pies, los test estadísticos mostraron diferencia significativa (p<0,001) entre la primera y la segunda medición, lo que puede ser debido al efecto del curso y los mejores resultados alcanzados a través del programa de enseñanza mediante la comunicación participativa. Así, se concluyó que el efecto de la intervención educativa basada en la comunicación participativa proporcionó cambios positivos respecto a los cuidados con los pies de los pacientes diabéticos, favoreció el aprendizaje y la elección de conductas para los cuidados
    O conhecimento sobre o cuidados com os pés entre os indivíduos com diabetes mellitus (DM) contribui para evitar futuras complicações. Estudo quase experimental realizado nos centros de saúde da cidade de San Luís Potosí, México, com o objetivo de descrever o perfil sócio-demográfico e clínico de pacientes com DM e os seus hábitos de cuidados com os pés antes e após uma intervenção educativa, baseado na comunicação participativa e tradicional. O estudo foi realizado com dois grupos. O grupo experimental participou do programa de ensino para cuidados com os pés utilizando a comunicação participativa e o grupo controle utilizou o método de comunicação tradicional. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas em três momentos: antes do início, no final do programa e seis meses após o término da intervenção. A maioria dos sujeitos eram do sexo feminino, idade média de 52 anos, com nível de escolaridade fundamental incompleto e além de DM apresentavam hipertensão arterial. Em relação aos hábitos de cuidados com os pés, os testes estatísticos mostraram diferença significativa (p <0,001) entre a primeira medição e a segunda, o que pode ser devido ao efeito do curso e os melhores resultados obtidos através do programa de ensino utilizando comunicação participativa. Assim, concluiu-se que o efeito da intervenção educativa baseada na comunicação participativa proporcionou mudanças positivas em relação aos cuidados com os pés dos pacientes diabéticos, favoreceu a aprendizagem e a escolha de condutas para os cuidados
  • Editor: Murcia
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 43-52.
  • Idioma: Espanhol;Português;Inglês

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