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Formação continuada de professores uma análise do conteúdo das reflexões segundo a lógica hipotético-dedutiva

Thais Cortellini Abrahão Anna Maria Pessoa de Carvalho

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 371.12 A159f )(Acessar)

  • Título:
    Formação continuada de professores uma análise do conteúdo das reflexões segundo a lógica hipotético-dedutiva
  • Autor: Thais Cortellini Abrahão
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Assuntos: EDUCAÇÃO PERMANENTE; PRÁTICA DE ENSINO; CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho insere-se na área de formação continuada de professores e destina-se ao estudo da reflexão dos mesmos em momentos significativos ocorridos em um curso de formação continuada por meio da observação e da análise de suas falas durante discussões encadeadas após a realização de atividades de conhecimento físico, propostas por Carvalho et al (1998). Nossa coleta de dados provém da gravação em vídeo das aulas do curso e de sua posterior transcrição. Escolhemos alguns momentos nos quais os professores-alunos discutem tais atividades contextualizando-as com seus ambientes escolares, tanto em relação à ciência quanto ao ensino. Baseado no trabalho de Zeichner e Liston (1985), que apontam como único indicador de reflexão do discurso factual o do tipo explicativo/hipotético, deste modo adotamos como instrumento de análise o pensamento hipotético-dedutivo, proposto por Lawson (2000, 2002), que ) se baseia no uso dos termos se, então e portanto (que revelam hipóteses, evidências e/ou teorias, e conclusão). Buscamos nas falas dos professores-alunos tal estrutura e a partir dela estudamos suas concepções de ciência, de ensino e de aprendizagem. Em nosso estudo pudemos observar pontos importantes como as mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem, que tenderam a se desprender das idéias tradicionais, a partir da influência da constatação da inovação na prática de ensino do grupo de professores - há necessidade de evidências. Além desses pontos, ressaltamos
    que tivemos dificuldade em explicitar a concepção de ciência dos professores desvinculada de suas visões de ensino de ciências, mas observamos que a reflexão é propiciada quando o curso possibilita a contextualização de seus objetos de estudo. Notamos ainda que ao longo das aulas do curso houve uma configuração de identidade de grupo e que os professores-alunos pensam cientificamente tanto os conteúdos científicos como os conteúdos educacionais
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 232 p.
  • Idioma: Português

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