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Vocabulário receptivo e expressivo em crianças com desenvolvimento normal e com distúrbio específico de linguagem
Andréa Aparecida Morselli Débora Maria Befi Lopes
2003
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(CD 0306 ANEXO )
(Acessar)
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Título:
Vocabulário receptivo e expressivo em crianças com desenvolvimento normal e com distúrbio específico de linguagem
Autor:
Andréa Aparecida Morselli
Débora Maria Befi Lopes
Assuntos:
LINGUAGEM INFANTIL
;
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM INFANTIL
;
LÉXICO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Estudos referentes ao vocabulário infantil, referem a relação entre o vocabulário receptivo e o vocabulário expressivo, como um aspecto importante para se compreender o desenvolvimento lingüístico de uma criança. Com base nesses estudos, o objetivo desta pesquisa foi comparar o vocabulário receptivo e o vocabulário expressivo em crianças entre 2:0 e 6:11 anos, com desenvolvimento normal de linguagem, alunos de uma escola de educação infantil; e em crianças com diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem, em atendimento no Laboratório de Investigações Fonoaudiológica em Desenvolvimento de linguagem e suas Alterações do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Este estudo foi baseado na prova de verificação do vocabulário elaborada por Befi-Lopes (1997,2000), tanto para o vocabulário expressivo quanto para o receptivo. Após a análise dos dados, verificamos que a população com desenvolvimento normal de linguagem apresentou respostas significantemente melhores do que a população com Distúrbio Específico de Linguagem, tanto no vocabulário receptivo quanto no expressivo. Referente ao tipo de vocabulário, o receptivo apresentou respostas melhores do que o vocabulário expressivo, em ambas as populações estudadas. Com base nos dados, concluímos que as crianças com Distúrbio Específico de Linguagem, apresentam significativo atraso na aquisição lexical quando comparadas com as crianças em desenvolvimento normal de linguagem, na
mesma faixa etária
Data de criação/publicação:
2003
Formato:
121 p anexos.
Idioma:
Português
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