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Caligarismos em Hinkemann descobrindo Ernst Toller

Cláudia Tiyoko Shima Claudia Sibylle Dornbusch

2001

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T SHIMA, C.T. 2001 )(Acessar)

  • Título:
    Caligarismos em Hinkemann descobrindo Ernst Toller
  • Autor: Cláudia Tiyoko Shima
  • Claudia Sibylle Dornbusch
  • Assuntos: Toller, Ernst Hinkemann 1893-1939; LITERATURA ALEMÃ; EXPRESSIONISMO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho busca, em primeiro lugar, divulgar no Brasil a obra literária de Ernst Toller (*1893 - +1939), escritor alemão ligado ao movimento expressionista. Além disso, o estudo também pretende servir de subsídio para outras análises futuras. Toller viveu intensamente experiências ambíguas que lhe forneceram vários temas abordados ao longo de sua obra, tais como as relações entre burguesia e proletariado, a condição do estrangeiro e do judeu, o nacionalismo alemão, a guerra e o pacifismo, o ativismo político e artístico, a prisão e a busca da liberdade, o conflito entre capitalismo e socialismo, o exílio e a morte. Sua época foi marcada por uma efervescência artística e ideológica da qual ele participou ativamente. O relacionamento próximo entre as várias formas de arte no expressionismo, especialmente as artes plásticas, a literatura, o teatro e o cinema, representou também uma grande fonte de inspiração para ele, o que se refletiu nos temas e estilos apresentados por sua obra. A peça Hinkemann marcou uma transição estética e ideológica no conjunto de seus escritos, transferindo um enfoque das massas para dramas individuais, e substituindo um tom doutrinário por uma postura mais sensibilizadora, como reflexo de sua experiência na prisão, de questionamentos políticos e da adoção de uma atitude mais independente em relação à doutrina partidária. A partir da análise dessa peça representativa e de sua comparação com o filme O Gabinete do Dr.
    Caligari, cuja temática e simbologia são extremamente semelhantes, esta dissertação pretende chamar a atenção para a relevância atual da obra de Toller, realçando também aspectos normalmente diminuídos na recepção do filme. Num momento em que ) a fragmentação e a exploração do homem são traduzidas freqüentemente em alienação e sujeição à degradação e ao sensacionalismo e no qual o cinema tem, via de regra, um público maior que o da literatura e do teatro - apesar de alimentar-se intensamente destas artes - um mergulho no expressionismo alemão de Toller pode fornecer insights surpreendentes sobre a realidade atual
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 148 p anexos.
  • Idioma: Português

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