skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ansiedade e a pratica no processo ensino - aprendizagem de habilidades psicomotoras técnica de preparo de medicação parenteral

Olga Guilhermina Dias Farah Ana Maria Kazue Miyadahira

1996

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T1211 )(Acessar)

  • Título:
    Ansiedade e a pratica no processo ensino - aprendizagem de habilidades psicomotoras técnica de preparo de medicação parenteral
  • Autor: Olga Guilhermina Dias Farah
  • Ana Maria Kazue Miyadahira
  • Assuntos: ANSIEDADE
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi verificar a influência da ansiedade e prática no ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras e suas respectivas correlações com o desempenho do estudante e o tempo utilizado para executar a técnica de preparo de medicação parenteral. A população foi constituída de 37 estudantes matriculados na primeira disciplina do ciclo profissionalizante de um Curso de Graduação em Enfermagem. Para a coleta de dados foi elaborado um modelo padrão, em forma de "check-list", com os passos da técnica e utilizado o teste IDATE, com base no referencial teórico de SPIELBERGER et al. (1979). Os dados foram coletados em três momentos: no laboratório, no início e no final do estágio. Os resultados foram trabalhados estatisticamente, permitindo concluir que: a) o nível de ansiedade-traço foi caracterizado por baixa e média ansiedade; b) os níveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execução da técnica foram maiores no início do estágio do que no laboratório ou final do estágio; c) o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, do laboratório ao final do estágio; d) a maioria dos estudantes treinou de duas a três vezes no laboratório e preparou de cinco a dez medicações durante o estágio; e) não houve correlação estatisticamente significante entre a prática exercida pelos estudantes e o desempenho, a prática e a ansiedade-estado e a prática e o tempo utilizado no preparo de medicação parenteral. Ou seja, os estudantes que
    mais praticaram não foram necessariamente os que utilizaram menos tempo para a execução da técnica, ou apresentaram-se menos ansiosos ou com melhor desempenho; f) não houve correlação estatisticamente significante entre ansiedade-estado manifestada pelos estudantes e o tempo utilizado para a execução da técnica ou a ansiedade-estado e o desempenho dos estudantes. Ou seja, os estudantes que apresentaram maior ansiedade-estado nem sempre tiveram pior desempenho ) ou utilizaram um tempo maior na execução da técnica
  • Data de criação/publicação: 1996
  • Formato: 127 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.