skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ensinando e aprendendo enfermagem - a transformacao possivel

Rosita Saupe Nakamae, Djair Daniel

1992

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T797 )(Acessar)

  • Título:
    Ensinando e aprendendo enfermagem - a transformacao possivel
  • Autor: Rosita Saupe
  • Nakamae, Djair Daniel
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; ENFERMAGEM; ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Enfermagem. EE/EERP
  • Descrição: Tendo como referencial a sintese sobre as teorias pedagogicas proposta por libaneo, e como metodo o materialismo dialetico acampanhou-se o cotidiano do processo ensino aprendizagem de um curso de enfermagem, coletando dados atraves da observacao, analise documental e entrevistas. Procurando comprovar a tese de que, no curso estudado, predominavam as tendencias pedagogicas progressistas. A realidade empirica descrita e criticamente analisada, ampliou a compreensao do fenomeno estudado para alem do aparente, fazendo aflorarem suas multiplas contradicoes e polos em conflito que, ao atingirem um certo grau de saturacao, geraram antiteses que acabaram por negar a tese inicialmente proposta. Todavia, foram evidenciados tambem, indicios e pistas que sinalizam saturacao e ruptura em relacao aos modelos ultrapassados, levando a consideracao nao ser necessario renunciar a tese original mas, negando sua antitese ou negacao, partir para uma proposta com nova estrategia de intencionalidade, no rumo de uma nova pedagogia transformadora, que e historica, conscientizadora, comprometida e centra o desenvolvimento do ensino e a expectativa de aprendizagem em conteudos tecnico-cientificos que promovam a competencia para a critica social
  • Data de criação/publicação: 1992
  • Formato: 200p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.