skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Práticas pedagógicas promotoras da argumentação no ensino de ecologia

Camila Diogo Cover Marcelo Tadeu Motokane

2012

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Cover, Camila Diogo )(Acessar)

  • Título:
    Práticas pedagógicas promotoras da argumentação no ensino de ecologia
  • Autor: Camila Diogo Cover
  • Marcelo Tadeu Motokane
  • Assuntos: CIÊNCIA (ESTUDO ENSINO); ECOLOGIA (ENSINO); ARGUMENTAÇÃO; DIDÁTICA (SEQUÊNCIA)
  • Notas: Trabalho de Conclusão de Curso de (TCC) apresentado ao Departamento de Biologia, Curso de Ciências Biológicas da FFCLRP-USP
  • Descrição: O ensino de ciências está relacionado com o aprendizado da cultura científica em sala de aula, como objetivo de que os alunos sejam capazes de utilizar o conhecimento científico para argumentar. O objetivo do presente estudo é analisar a correção do profesor em textos argumentativos produzidos por alunos do ensino médio, durante a aplicação de uma seqüência didática sobre polinização. Dessa forma, esse trabalho buscou estimular a argumentação dos alunos em sala de aula utilizando de uma sequência didática com a temática da relação ecológica entre abelhas meliponinas e barbatimão. Os alunos produziram um texto que foi corrigido pelo professor e reescrito pelos alunos. As correções de aluno e profesor foram divididas em “Ação do profesor” e “Ação do aluno”, e categorizadas em correções do tipo “Forma”, “Conteúdo” e “Forma e Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que a maioria das correções no primeiro texto foi do tipo “Forma”. A maior parte das correções resultaram em melhorias na qualidade do segundo texto. Embora os resultados sejam positivos, o modelo de correção consiste em uma sugestão que deve ser corrigido, que na maioria das vezes é acatada de forma idêntica. Dessa forma, não há discussão ou questionamento dos alunos acerca daquele erro. Em contraste, erros conceituais foram menos eficazes em sua reescrita, possivelmente pela complexidade de sua natureza epistemológica. Portanto, ressalta-se o papel do professor no estímulo à argumentação em sala de aula
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 1 CD-ROM anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.