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Pela lente do amor: O ativismo voluntário nas campanhas de Guilherme Boulos em 2020 e 2022

Marques, Viviane Barbosa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-11-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pela lente do amor: O ativismo voluntário nas campanhas de Guilherme Boulos em 2020 e 2022
  • Autor: Marques, Viviane Barbosa
  • Orientador: Romancini, Richard
  • Assuntos: Esquerda; Movimentos Sociais; Eleições; Redes Sociais; Democratização; Comunicação Política; Campo Progressista; Campanha Eleitoral; Ativismo; Partidos Políticos; Social Movements; Progressive Camp; Political Parties; Political Communication; Left; Activism; Electoral Campaign; Elections; Democratization; Social Networks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
  • Descrição: Esse trabalho busca identificar e compreender as motivações de indivíduos que atuaram de maneira voluntária nas campanhas de Guilherme Boulos em 2020 e 2022, e como trabalharam nessas ocasiões, a partir do aplicativo WhatsApp. Esse modelo de campanha eleitoral introduz táticas e estratégias inovadoras, com a participação dos eleitores. Para buscar pistas para essas respostas, a dissertação realizou estudo de caso que utilizou: pesquisa bibliográfica e documental, coleta de dados no acervo on-line do jornal Folha de S.Paulo, observações diretas de grupos de WhatsApp e entrevistas semiestruturadas com vinte e um participantes das campanhas de Guilherme Boulos em 2020 e 2022. Foram obtidos dados de 17 ativistas voluntários e quatro coordenadores contratados pelo partido do candidato, o PSOL. Observou-se que os apoiadores voluntários são altamente qualificados e menos jovens do que se poderia esperar. Uma grande parcela é formada por profissionais da área da comunicação. Embora 52,9% dos ativistas tenham declarado filiação ao PSOL, em alguns casos os ingressos aconteceram após as eleições de 2020, sugerindo que a campanha favoreceu essa filiação, outra parte dos ativistas (47,8%) não milita em partido político, justificando que prefere manter a liberdade para escolher seus candidatos. A maioria disse que não milita no movimento, MTST, ao qual Boulos é vinculado. O anonimato é uma característica observada nesse tipo de ativista político, bem como a alta dedicação deles às campanhas, pelo total de horas de militância e produção dos conteúdos para as redes sociais do chamado Gabinete do Amor: em média de 4 a 12 horas por dia. Verifica-se, assim, que esses indivíduos possuam várias características do chamado cidadão marqueteiro, indivíduos que as campanhas que utilizam fortemente recursos digitais procuram mobilizar. Aspectos como a visibilidade midiática de Boulos, o ativismo político dos apoiadores e o contexto da pandemia de Covid-19 são algumas das razões que os motivaram a participar em 2020 e 2022. Os resultados também indicam as percepções sobre os aprendizados facultados, até aqui, por esse modelo de campanha digital, ajudando a explorar um campo contemporâneo de relevo na comunicação política, relacionado à análise das estratégias de campanha eleitoral a partir da fala dos próprios atores.
  • DOI: 10.11606/D.27.2023.tde-22032024-121950
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-11-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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