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Parada cardiorrespiratória pediátrica: efetividade do ensino híbrido no processo ensino-aprendizagem em enfermagem

Sanguino, Gabriel Zanin

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2023-07-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Parada cardiorrespiratória pediátrica: efetividade do ensino híbrido no processo ensino-aprendizagem em enfermagem
  • Autor: Sanguino, Gabriel Zanin
  • Orientador: Furtado, Maria Cândida de Carvalho
  • Assuntos: Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Parada; Instrução Por Computador; Enfermagem Pediátrica; Educação Em Enfermagem; Treinamento Por Simulação; Educational Technology; Heart Arrest; Education Nursing; Learning; Pediatric Nursing; Simulation Training; Computer-Assisted Instruction
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) em pediatria é uma situação emergencial que exige desempenho adequado. Considerando a importância da formação de enfermeiros para atuar nessa situação, faz-se premente o ensino híbrido, que se destaca nos processos formativos de graduação. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do ensino híbrido na aprendizagem cognitiva de estudantes de enfermagem, implementados por tecnologias educacionais e simulação clínica acerca do cuidado da criança em situação de PCR por Insuficiência Respiratória (IR). Trata-se de um estudo metodológico e de intervenção quase-experimental, de abordagem transversal e quantitativa, cujo quadro teórico se pauta na Teoria da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Experiencial. A primeira etapa do estudo foi constituída pela construção dos instrumentos de coleta de dados e utilização na abordagem educativa (pré-teste, pós-teste, questões guiadas ao chat e checklist do cenário de simulação), sendo todos validados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Sequencialmente, o cenário de simulação clínica, previamente construído, também foi validado pelo índice supracitado. A segunda etapa ocorreu com a implementação da proposta educativa em duas ofertas, com estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública paulista, a partir do 4o e 5o semestre de graduação. Esta etapa contou com 43 estudantes, 15 participaram no segundo semestre de 2021 e 28 no primeiro semestre de 2022. Os estudantes foram incluídos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem que continha as orientações da pesquisa e coleta de dados, além do questionário de caracterização, Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb e objetos virtuais de aprendizagem relativos à PCR pediátrica por IR. Inicialmente, a proposta educativa demandou aos estudantes que respondessem à um pré-teste no primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e, posteriormente, disponibilização dos materiais. Em seguida, os estudantes participaram de uma sessão síncrona de chat e de uma simulação clínica presencial sobre a temática. O pós-teste foi aplicado em três momentos: após a sessão síncrona de chat, ao término da participação na simulação e 30 dias após as atividades propostas. Identificou-se prevalência de participação de estudantes do 7o semestre da graduação. Nas análises, foram utilizados teste de Friedman, teste de comparação múltiplas de Nemenyi, ANOVA e de Kruskal-Wallis. Quanto aos Estilos de Aprendizagem, a maior parte dos estudantes demonstrou se caracterizar como \"convergentes\". A melhor média ocorreu no pós-teste ao término da simulação e houve diferença entre as notas obtidas nos distintos momentos de aplicação dos testes, onde constatou-se aumento significativo da média das notas obtidas no pós-teste comparado com os pré-testes. Ademais, houve associação entre o tempo de execução do teste e o período em que foi realizado, havendo diferença nos tempos de execução. Por fim, coletou-se as percepções dos estudantes sobre as intervenções e estratégias de ensino utilizadas durante a coleta de dados. Os resultados demonstraram eficácia do ensino híbrido no processo de aprendizagem sobre a PCR em pediatria por IR e evidenciou o uso de uma estratégia de ensino que engloba a flexibilização e personalização das abordagens educativas para atender as individualidades e demandas dos estudantes de enfermagem.
  • DOI: 10.11606/T.22.2023.tde-06102023-140539
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-07-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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