skip to main content

Efeito da HO-1 sobre o desenvolvimento da fibrose pulmonar induzida pela bleomicina em camundongos deficientes em células NKT invariantes

Felipe Grabarz Tárcio Teodoro Braga; Maristella A. V Landgraf; Niels Olsen Saraiva Câmara; científica da USP (SIICUSP) (19. 2011 Ribeirão Preto)

São Paulo Universidade de São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito da HO-1 sobre o desenvolvimento da fibrose pulmonar induzida pela bleomicina em camundongos deficientes em células NKT invariantes
  • Autor: Felipe Grabarz
  • Tárcio Teodoro Braga; Maristella A. V Landgraf; Niels Olsen Saraiva Câmara; científica da USP (SIICUSP) (19. 2011 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: IMUNOLOGIA
  • Descrição: A fibrose pulmonar é uma doença potencialmente fatal [1]. A ausência de recrutamento da população celular NKT diminui a produção de IFN-, intensificando a fibrose [2]. A enzima heme-oxigenase 1 também funciona como um gene protetor, possivelmente atenuando a fibrose [3]. A partir destes fatos, nosso projeto visa esclarecer se o tratamento prévio dos animais com HO-1 pode compensar a ausência das células NK na progressão da fibrose pulmonar induzida pela bleomicina. Um modelo de fibrose pulmonar foi estabelecido em camundongos C57Bl/6 pela instilação de Sulfato de Bleomicina a diferentes concentrações e intervalos (2mg/kg; 5mg/kg em 7, 14 e 21 dias). O lavado bronco-alveolar foi analisado (infiltração celular). Para análise da fibrose, os parâmetros usados foram à análise de hidroxiprolina, e análise de lâminas histológicas pela coloração de picrosirius. Animais eutanasiados após 7 dias da administração da bleomicina (5mg/kg) apresentaram recrutamento celular mais intenso do que os demais grupos. Não houve significante produção de hidroxiprolina 7 dias após a administração de 2mg/kg de bleomicina; contudo, na concentração de 5mg/kg de bleomicina, há uma tendência à produção de hidroxiprolina aumentar de acordo com o intervalo de tempo avaliado, apesar de não haver significância estatística Observamos também, que os grupos 14 e 21 dias após a administração da bleomicina apresentaram significante deposição de colágeno, diferente dos grupos de 7 dias (2mg/kg e 5mg/kg). Figura 1: n=5-10 animais. A) Infiltrado celular no lavado broncoalveolar (BAL). Resultados expressos em média ±EPM. *p<0.01;**p<0.0001. B) Quantificação de hidroxiprolina. Resultados expressos em média ±EPM. ** p< 0.01; ***p < 0.001. C) Análise de deposição de colágeno por picrosirius. Resultados expressos como média ±EPM. * p< 0.05.
    Baseado em nossos resultados, o intervalo de 14 dias após a instilação da bleomicina (5mg/kg), foi considerado o tempo e dose mais apropriados para o estudo da fibrose pulmonar, uma vez que foi possível observar significante produção de hidroxiprolina e deposição de colágeno.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: [on-line].
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.