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Análise do comportamento vocal e da expressividade de professores por meio de registros áudio visuais

Iana da Costa Pires Alcione Ghedini Brasolotto; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (19. 2011 São Paulo); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (8. 2011 São Paulo)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011 v. 16, suplemento, p. 1238, 2011

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2011

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  • Título:
    Análise do comportamento vocal e da expressividade de professores por meio de registros áudio visuais
  • Autor: Iana da Costa Pires
  • Alcione Ghedini Brasolotto; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (19. 2011 São Paulo); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (8. 2011 São Paulo)
  • Assuntos: VOZ; EXPRESSÃO VOCAL; PROFESSORES
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011 v. 16, suplemento, p. 1238, 2011
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2011/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A voz existente na sala de aula em interação e comunicação oral com os alunos no processo do ensino-aprendizagem necessita especial atenção, por tratar-se do principal recurso de trabalho docente. Objetivo: O estudo visou analisar os parâmetros no contexto de comportamento vocal e de expressividade de docentes do ensino fundamental e médio de uma escola privada de Marília-SP. Método: Este estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (FOB-USP). Participaram 17 professores entre 26 e 59 anos de idade e tempo de docência entre 5 e 32 anos. Foi realizada análise perceptivo-auditiva de registros áudio-visuais, utilizando-se um protocolo de pontuação dos parâmetros: impacto global da voz, loudness, pitch, ressonância, articulação, ritmo, velocidade e entonação, em escala analógica de 10cm, onde 0 representa a pior condição e 10 a melhor. Resultados: O atributo impacto global da voz obteve como graduação a média de 5,15cm, considerando-se esforço, agradabilidade e adequação ao contexto profissional. O loudness foi graduado com a média de 6,04cm, no qual se considera a audibilidade, a projeção no ambiente e no contexto utilizado. O pitch (adequação para a idade, sexo, tipo físico e para o contexto) recebeu a graduação média de 6,42cm. A ressonância foi graduada com a média de 5,42cm. A entonação (variável, sem monotonia e repetições) obteve a graduação média de 7,31cm. O parâmetro articulação de fala foi graduado com a média de 5,01cm, sendo o padrão optimal sem distorções, flexível e sem tensões. O atributo ritmo de fala obteve como graduação a média de 7,94cm. Por fim, a velocidade de fala, na qual se considera a adequação ao contexto, sem alterações que colaborem para a não compreensão do conteúdo, recebeu a graduação média de 7,97cm. Discussão: Notou-se, durante a análise das filmagens, que o impacto global da voz ruim
    relaciona-se ao esforço na emissão e à tensão cervical. A média do atributo loudness indica alguma dificuldade em utilizar a intensidade vocal de forma adequada ao ambiente e a determinados momentos da aula. A baixa graduação desse parâmetro refere-se não somente ao loudness elevado, mas também ao rebaixado. A este, relaciona-se a dificuldade ressonantal, desfavorecendo a projeção vocal no ambiente. A avaliação do pitch mostrou que os professores não conseguiram utilizá-lo adequadamente, causando a impressão de não utilizarem a emissão mais confortável para uma voz sem esforço e agradável. Destaca-se que nos momentos mais ruidosos da sala de aula, a voz aparece com pitch mais elevado, em competição sonora. Outro aspecto importante a ser destacado neste estudo trata-se da entonação, sempre melhorada nos momentos de interação com o aluno, como ao esclarecer alguma dúvida, aproximando seu discurso ao de uma conversa informal. Este estudo aponta para a necessidade de se implementarem nas avaliações de voz análises de registros áudio-visuais, viabilizando analisar o comportamento vocal docente na realidade escolar e na ocorrência de acontecimentos. Conclusão: Assim, diante de fatores despercebidos em avaliação exclusivamente de áudio, conclui-se que a análise áudio-visual permite nortear importantes aspectos da intervenção fonoaudiológica, voltados para a atuação prática na rotina desses docentes.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 1238.
  • Idioma: Português

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