skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Atividade 'beta'-adrenérgica e a regulação do GLUT4 em músculo durante o jejum

A. B. T. Alves Ubiratan Fabres Machado; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE (22. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Biofísica (32. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Fisiologia (42. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Investigação Clínica (23. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Neurociências e Comportamento (31. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro da Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology - BRAVO (4. 2007 Águas de Lindóia)

Programa e Resumos Águas de Lindóia : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2007

Águas de Lindóia Federação de Sociedades de Biologia Experimental 2007

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Atividade 'beta'-adrenérgica e a regulação do GLUT4 em músculo durante o jejum
  • Autor: A. B. T. Alves
  • Ubiratan Fabres Machado; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE (22. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Biofísica (32. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Fisiologia (42. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Investigação Clínica (23. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro de Neurociências e Comportamento (31. 2007 Águas de Lindóia); Congresso Brasileiro da Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology - BRAVO (4. 2007 Águas de Lindóia)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Programa e Resumos Águas de Lindóia : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2007
  • Notas: Disponível somente em CD-ROM
  • Descrição: INTRODUÇÃO: A hipótese do genótipo de poupança foi proposta para explicar o aumento da incidência da obesidade e diabetes. O gene do GLUT4 é um gene de poupança, que favorece o armazenamento de energia em períodos de abundância de alimento, contribuindo para a sobrevivência. O papel do GLUT4 nesta situação está claramente definido. Entretanto, nos períodos de escassez de alimento a regulação do GLUT4 ainda não está clara. O GLUT4 diminui no tecido adiposo, mas em músculo esquelético, cuja função precisa ser preservada no jejum, sua regulação é controversa, e, nunca foi estudada quando circunstâncias estressantes são impostas ao organismo. Os músculos esqueléticos captam glicose em resposta à insulina e à atividade contrátil; e redução na expressão do GLUT4 diminui a captação de glicose. O sistema nervoso simpático (SNS) ß-adrenérgico é importante para a manutenção da homeostasia no jejum e, sobretudo, na resposta a condições estressantes impostas nesta condição. Nossa hipótese é que a expressão do GLUT4 em músculo esquelético deve ser preservada durante o jejum, e que o SNS ß-adrenérgico tenha uma participação nessa regulação. OBJETIVO: Investigar a participação do SNS ß-adrenérgico sobre a regulação do GLUT4 em músculo oxidativo (sóleo) e glicolítico (extensor digital longo-EDL) no jejum. MÉTODOS: Foram estudados ratos: alimentados livremente (A); jejuados por 48 horas (J); e jejuados por 48 horas sob bloqueio ß1,ß2 com propranolol (JP) ou bloqueio ß1,ß2,ß3
    com propranolol+SR59230A (JPS) ou ainda sob estímulo ß1,ß2,ß3 com isoproterenol (JI). Os músculos sóleo e EDL foram analisados por Northern e Western Blotting. RESULTADOS: O jejum diminuiu o peso dos animais (P<0,0001), a glicemia (P<0,001), a insulinemia (P<0,01), e, aumentou concentração de ácidos graxos livres (AGL) (P<0,01). ) Durante o jejum: o JP aumentou a insulinemia (P<0,001) sem alterar glicemia e AGL; o JPS aumentou a insulinemia, e reduziu a glicemia (P<0,05); e o JI apenas aumentou AGL (P<0,05). O mRNA do GLUT4 no jejum aumentou (P<0.01) no sóleo (20%) e no EDL (56%). Os bloqueios não alteraram o mRNA do GLUT4 no sóleo, mas reduziram no EDL (P<0,01), enquanto o estímulo aumentou o mRNA do GLUT4 no sóleo (P<0,01), sem alterar no EDL. A proteína GLUT4 somente alterou-se (redução, P<0,001) no bloqueio triplo, no EDL. Conclusões: CONCLUSÃO: O jejum aumenta a expressão do gene do GLUT4 em músculo esquelético, o que deve ser importante para a manutenção da atividade contrátil, sobretudo das fibras glicolíticas. A atividade simpática adrenérgica é fundamental para manter a expressão do GLUT4 na musculatura glicolítica (EDL), enquanto na oxidativa (sóleo) outros mecanismos induzidos pelo jejum devem estar envolvidos. Os resultados mostram que o sistema nervoso simpático é fundamental para preservar o aporte de glicose à musculatura glicolítica, garantindo assim respostas de luta/fuga mesmo na vigência de jejum.
  • Editor: Águas de Lindóia Federação de Sociedades de Biologia Experimental
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: res. 29.008.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.