skip to main content

A busca de consenso na proposta de tabela brasileira de mortes evitáveis em menores de cinco anos [resumo]

Deborah Carvalho Malta Elizabeth Carmen Duarte; Lenildo de Moura; Otaliba Libânio de Morais Neto; Márcia Furquim de Almeida; Maria Angélica de Salles Dias; Walter Ferraz; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro); Congresso Mundial de Saúde Pública (11. 2006 Rio de Janeiro)

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006

Rio de Janeiro 2006

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CD107 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A busca de consenso na proposta de tabela brasileira de mortes evitáveis em menores de cinco anos [resumo]
  • Autor: Deborah Carvalho Malta
  • Elizabeth Carmen Duarte; Lenildo de Moura; Otaliba Libânio de Morais Neto; Márcia Furquim de Almeida; Maria Angélica de Salles Dias; Walter Ferraz; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro); Congresso Mundial de Saúde Pública (11. 2006 Rio de Janeiro)
  • Assuntos: SERVIÇOS DE SAÚDE; INDICADORES DE QUALIDADE; INDICADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE (QUALIDADE); MORTALIDADE; PRÉ-ESCOLAR
  • É parte de: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Introdução: As causas evitáveis de morte podem ser definidas como aquelas que são totalmente ou parcialmente evitadas pela efetiva ação dos serviços de saúde disponível (ou acessível) em um determinado local e momento histórico. Dessa forma, essas causas devem ser revisadas a luz da evolução do conhecimento e da tecnologia disponível para a pratica da atenção à saúde.Objetivos:definir uma tabela brasileira de mortes evitáveis em menores de cinco anos, analisar indicadores de evitabilidade aplicados aos serviços de saúde que desenvolvem ações do sistema único de saúde brasileiro. Metodologia apresentamos uma breve revisão do conceito de morte evitável, a idade limite a ser considerada, os usos e tipos de análises dos indicadores de evitabilidade, propostas de classificação dos eventos, elaboração e discussão uma tabela brasileira de mortes evitáveis ,utilizando como referências as tabelas de Ortiz (1988) e Tobias & Jackson (2002. Resultados:Para menores de 5 anos foram propostos os seguintes grupos: causas reduzíveis pela adequada atenção à mulher na gestação, parto e ao recém nascido; causas reduzíveis por ações de diagnóstico e tratamento adequadas; causas reduzíveis por ações promoção à saúde vinculadas a ações de atenção em saúde; causas mal definidas; causas não evitáveis. Entre 5 a 74 anos foram adotadas os seguintes grupos: causas evitáveis (causas infecciosas e imunopreveníveis, doenças não transmissíveis, mortalidade materna, acidentes e violências); causas mal definidas, causas não evitáveis.Conclusão: Os indicadores de evitabilidade podem ser importantes indicadores de efetividade dos serviços de saúde e seu monitoramento é de grande valia para análise da performance desses serviços em uma região ou país.
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.