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Encenação de Leitmotiv: o procedimento dramático-musical para a constituição de uma cena teatral e não dramática

Oliveira, Rodrigo Batista De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-12-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Encenação de Leitmotiv: o procedimento dramático-musical para a constituição de uma cena teatral e não dramática
  • Autor: Oliveira, Rodrigo Batista De
  • Orientador: Silva, Antônio Carlos de Araújo
  • Assuntos: [Ph2]: Estado De Teatro [Grupo]; Encenação Contemporânea; Environment; Esquizofonia; Leitmotiv; Ritornelo; [Ph2]: Estado De Teatro [Group]; Schizophonia; Ritornello; Contemporary Staging
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: DVDs que acompanham a dissertação não disponíveis devido a problemas na gravação
  • Descrição: Considerando o Leitmotiv um dos procedimentos dramáticos mais importantes para a composição musical, contido nas obras artísticas e teóricas do encenador alemão Richard Wagner, o presente trabalho investiga a possibilidade de seu emprego prático em obras teatrais contemporâneas e não dramáticas. Realiza-se, em um primeiro momento, um estudo sobre as definições e arqueologias do termo localizadas no gênero dramático operístico. Acompanha tal estudo, a abordagem das acepções do gênero dramático na linguagem operística e teatral, adotando como norte teórico pensadores como Immanuel Kant, Joseph Kerman e Peter Szondi. A fim de atualizar os possíveis sentidos do termo na produção teatral contemporânea, associamos ao Leitmotiv os conceitos de: Esquizofonia, difundido pelo compositor Raymond Murray Schafer; Environment, desenvolvido pelo criador Renato Cohen; e, por fim, o conceito de Ritornelo, dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ainda, associamos os conceitos contemporâneos a três espetáculos teatrais de produção recente: a adaptação ucraniana da obra Woyzeck de Georg Büchner, feita pelo encenador Andriy Zholdak; a instalação operística Trem Fantasma, concebida pelo alemão Christoph Schlingensief a partir da ópera Navio Fantasma, de Richard Wagner; e a obra em episódios do grupo norte-americano Nature Theater of Oklahoma, encenada por Pavol Liska e Kelly Copper, intitulada Life and Times. A fim de investigar o procedimento no âmbito da criação artística, realizamos um estudo sobre os processos de criação dos espetáculos Manter em local seco e arejado e Mantenha fora do alcance de crianças, ambos do grupo paulistano [pH2]: estado de teatro, encenados pelo pesquisador, que possuem como metodologia principal a ideia central da dissertação: a encenação de Leitmotive.
  • DOI: 10.11606/D.27.2016.tde-19092016-165414
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2015-12-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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