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Concepções de Ciência e Tecnologia de estudantes ingressantes da Universidade de São Paulo

Bertoldo, Raquel Roberta

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2019-12-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Concepções de Ciência e Tecnologia de estudantes ingressantes da Universidade de São Paulo
  • Autor: Bertoldo, Raquel Roberta
  • Orientador: Carvalho, Helena Maria Barroso; Santos, Marcelo Giordan
  • Assuntos: Concepção De C&T; Modelagem Estatística; Teoria Crítica; Critical Theory; Public Understanding Of Science; Statistical Modeling
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Nesta tese apresentamos as concepções de Ciência e Tecnologia (C&T) de estudantes ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia e Química da Universidade de São Paulo (USP), bem como de uma amostra representativa da população brasileira. O referencial teórico foi construído a partir da Teoria Crítica, na qual destacamos os conceitos da Dialética do Esclarecimento e refletimos sobre a relação entre Ciência e sociedade e as coerções da indústria cultural e do racionalismo técnico (ADORNO; HORKHEIMER, 1985). Discorremos ainda sobre modelos teóricos que explicam a Cultura Científica e como a escola pode se apropriar da Divulgação Científica, produzida a partir de uma Ciência comercializada, e utilizá-la de maneira a promover uma educação emancipatória. A partir desses pressupostos, construímos um modelo que analisa tanto as concepções sobre C&T quanto os fatores que as influenciam, como variáveis sociodemográficas, hábitos culturais e fontes de informação. Foram realizadas duas análises de dados: a primeira trata da pesquisa realizada na USP, com um questionário elaborado por questões provenientes das pesquisas de percepção pública da C&T, além de itens específicos de pesquisas destinadas aos estudantes (ROSE e o PISA). A segunda analisa os dados provenientes da Pesquisa de Percepção Pública de C&T, realizada no Brasil pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), no ano de 2015. O modelo construído a partir do referencial teórico teve suas relações testadas estatisticamente. Além de aplicação de técnicas que permitem a redução da dimensionalidade das variáveis, foram realizados testes estatísticos clássicos (regressão, teste t, regressão categórica, correlação etc.), além de testes de moderação e mediação. Dentre os resultados, destacamos que em ambas as pesquisas as variáveis sociodemográficas tiveram explicações residuais ou não obtiveram efeitos significativos. Outras variáveis, como informação e percepção sobre as aulas de Ciências apresentaram relações significativas que indicam principalmente concepções positivistas de C&T. Observamos assim a influência da indústria cultural e da racionalidade técnica nas esferas da cultura científica, predominando concepções acríticas. Reconhecendo essa influência, defendemos que a escola deve atuar nesse processo de maneira que não se restrinja a promover o consumo da DC, mas capacitar os estudantes para desenvolver uma visão crítica a fim de reconhecer os aspectos de dominação envolvidos na produção e divulgação da C&T, de modo a promover a emancipação.
  • DOI: 10.11606/T.81.2019.tde-16062020-171356
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2019-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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