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Sentimentos, emoções e projetos vitais da juventude: um estudo exploratório na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento

Pataro, Cristina Satiê De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-03-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sentimentos, emoções e projetos vitais da juventude: um estudo exploratório na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento
  • Autor: Pataro, Cristina Satiê De Oliveira
  • Orientador: Araujo, Valeria Amorim Arantes de
  • Assuntos: Emoções; Sentimentos; Juventude; Modelos Organizadores Do Pensamento; Moralidade; Projetos Vitais; Purpose; Organizing Models Of Thinking; Morality; Feelings; Emotions; Youth
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar a função psíquica dos sentimentos e das emoções na construção de projetos vitais de jovens. Partindo da indissociabilidade entre cognição e afetividade, e de perspectivas recentes do campo da moralidade humana, a investigação fundamenta-se na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, segundo a qual o ser humano constrói modelos da realidade com base em processos cognitivos e afetivos. Parte-se igualmente do conceito de projeto vital (purpose), entendido como objetivos e metas significativos para o sujeito e que trazem, ao mesmo tempo, implicações para o mundo mais amplo, atribuindo um sentido ético à vida e às ações do indivíduo. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um total de 30 jovens, entre 15 e 17 anos, estudantes de escola pública de Ensino Médio do interior do estado do Paraná. A análise dos dados pautou-se nos pressupostos dos referenciais teóricos utilizados. A partir dos modelos organizadores identificados, foi possível identificar uma influência dos sentimentos e das emoções no engajamento dos jovens em projetos vitais a partir dos seguintes aspectos: configuração dos sentimentos e das emoções no raciocínio; posicionamento dos jovens diante dos conflitos, dos obstáculos e das dificuldades; relações entre o self e o outro. Destacou-se, ainda, no processo de construção dos projetos vitais, a importância das relações interpessoais, do bem-estar e da satisfação do self, além dos valores morais que sustentam os projetos vitais. Diante de tais resultados, são tecidas considerações acerca das implicações para o campo da psicologia moral e da educação.
  • DOI: 10.11606/T.48.2011.tde-10062011-131732
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2011-03-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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