skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Gestão pedagógica em instituições do ensino superior: um estudo sobre o Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Matias, Ariane Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2020-02-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gestão pedagógica em instituições do ensino superior: um estudo sobre o Núcleo Docente Estruturante (NDE)
  • Autor: Matias, Ariane Pereira
  • Orientador: Rivas, Noeli Prestes Padilha
  • Assuntos: Ensino Superior; Gestão Pedagógica; Núcleo Docente Estruturante; Projeto Pedagógico De Curso; Higher Education; Pedagogical Course Project; Pedagogical Management; Structuring Teaching Core
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa apresenta como tema o Núcleo Docente Estruturante (NDE) como um importante espaço de gestão pedagógica nas Instituições do Ensino Superior. Estudos anteriores apontam que o NDE, normatizado pela Resolução CONAES n. 1/2010 é um instrumento avaliativo para a qualidade do ensino na Educação Superior. O objetivo deste trabalho é compreender a gestão pedagógica a partir da percepção do Núcleo Docente Estruturante em Instituição de Ensino Superior (IES), pública federal e privada de cursos de graduação, na modalidade presencial. O referencial teórico tem como base os estudos sobre Gestão Pedagógica; Currículo; Espaço, Lugar e Território; Estado-avaliador e regulação terceirizada e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados Documentos sobre o Núcleo Docente Estruturante acerca das normativas (Parecer, Legislações, Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação e Decretos) e Entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa cinco docentes de duas IES sendo um Instituto Federal de Educação e um Centro Universitário da região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo (AC) - Análise Temática (AT), pautada em três categorias: Configuração do Núcleo Docente Estruturante como espaço de gestão pedagógica; O Projeto Pedagógico de Curso como atividade fim e outras questões do Núcleo Docente Estruturante e Concepção, impasses e desafios postos ao Núcleo Docente Estruturante. As análises das transcrições evidenciam que o NDE dos cursos de graduação, na perspectiva dos seus participantes, é um dos espaços da Instituição de Ensino Superior que possibilita a gestão pedagógica na medida em que os entrevistados reiteram a importância desse espaço de relações de poder, muitas vezes mediado pelo \"trabalho voluntariado\" dos docentes. Os resultados apresentam o desconhecimento dos professores/membros do NDE em relação as funções desempenhadas ao Colegiado de Curso, principalmente durante a reformulação do currículo que possibilita discussão sobre a elaboração do PPC no Ensino Superior.
  • DOI: 10.11606/D.59.2020.tde-03042020-140802
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-02-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.