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Comparação dos efeitos de um treinamento breve em consciência silábica versus fonêmica sobre habilidades emergentes de alfabetização em pré-escolares

Castro, Danielle Andrade Silva De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2022-02-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comparação dos efeitos de um treinamento breve em consciência silábica versus fonêmica sobre habilidades emergentes de alfabetização em pré-escolares
  • Autor: Castro, Danielle Andrade Silva De
  • Orientador: Barrera, Sylvia Domingos
  • Assuntos: Alfabetização Emergente; Conhecimento Das Letras; Consciência Fonêmica; Consciência Silábica; Escrita; Leitura; Syllabic Awareness; Reading; Phonemic Awareness; Knowledge Of Letters; Emerging Literacy; Writing
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Estudos na área da Psicologia Cognitiva da Leitura referem-se à consciência fonológica como um dos principais preditores da aprendizagem da leitura e da escrita. Entretanto, não existe um consenso científico sobre qual é o tamanho da unidade linguística (e. g., sílabas ou fonemas) cujo domínio metafonológico mais contribui para o desenvolvimento inicial da leitura e da escrita, considerando o grau de regularidade da língua como fator relevante. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivos elaborar, aplicar e verificar os efeitos de dois treinamentos breves em consciência fonológica, um silábico e outro fonêmico, sobre as habilidades de alfabetização emergente de pré-escolares falantes do Português do Brasil. Participaram desta pesquisa, 64 crianças de ambos os sexos, alunas do último ano da Educação Infantil de uma escola da rede pública. Os participantes, 33 (52%) do sexo masculino e 31(48%) do sexo feminino, tinham idade entre 59 e 72 meses (M=64,86 e DP= 3,73). A pesquisa seguiu um delineamento experimental, que consistiu nas etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste, com a participação de grupo controle (placebo). Nas etapas de pré-teste e pós-teste as crianças foram avaliadas através de provas de consciência fonológica, conhecimento das letras, leitura e escrita de palavras, além de um teste de inteligência. Após o pré-teste, os participantes foram distribuídos, de forma aleatória e balanceada, em três grupos, procurando-se obter uma equivalência entre os grupos com relação aos resultados do préteste. Os programas de intervenção destinados aos grupos experimentais foram elaborados pela pesquisadora e aplicados no ambiente escolar, em sala reservada, com duração de 12 sessões de 30 minutos cada, duas vezes por semana. O Grupo Fonêmico (GF; n=21) foi submetido ao treino de consciência fonêmica. O Grupo Silábico (GS; n=21) foi submetido ao treino de consciência silábica. O Grupo Controle (GC; n=22) participou de sessões de contação de histórias. As intervenções com o GF e o GS ocorreram paralelamente, em pequenos grupos (4 a 6 crianças) e foram realizadas pela pesquisadora. Ao término das intervenções, todos os participantes passaram pelo pósteste, realizando novamente as provas aplicadas no pré-teste (exceto o teste de inteligência). Foram realizadas análises estatísticas para avaliar a significância dos resultados obtidos. Os resultados mostraram que, tanto o grupo fonêmico quanto o silábico, quando comparados ao controle, mostraram diferenças significativas em consciência fonológica (p<0,05) e marginalmente significativas (p<0,10) em conhecimento das letras e leitura. Comparados os grupos de intervenção, foi observada diferença significativa (p<0,05) a favor do grupo fonêmico em consciência fonológica, sugerindo superioridade do treino fonêmico. Espera-se contribuir para a compreensão dos processos psicolinguísticos subjacentes à aprendizagem inicial da leitura e escrita no Português do Brasil, de modo a oferecer subsídios à elaboração de metodologias mais eficientes, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades precursoras da alfabetização.
  • DOI: 10.11606/T.59.2022.tde-08032022-135228
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-02-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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