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Percepção de fala e desenvolvimento de linguagem oral em crianças deficientes auditivas pré-linguais usuárias de implante coclear

T. C. Said Maria Cecília Bevilácqua; Adriane Lima Mortari Moret; Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP (7. 2007 Bauru)

Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2007

Bauru HRAC-USP 2007

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  • Título:
    Percepção de fala e desenvolvimento de linguagem oral em crianças deficientes auditivas pré-linguais usuárias de implante coclear
  • Autor: T. C. Said
  • Maria Cecília Bevilácqua; Adriane Lima Mortari Moret; Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP (7. 2007 Bauru)
  • Assuntos: IMPLANTE DA CÓCLEA; AUDIOLOGIA; PERCEPÇÃO DA FALA; DEFICIENTE AUDITIVO
  • É parte de: Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2007
  • Notas: MPC 233
  • Descrição: Introdução: O implante coclear é um dispositivo eletrônico bastante promissor quanto aos benefícios, já que proporciona para a criança surda a apropriação da linguagem oral incidental. Objetivos: estudar os resultados de desempenho de audição e de linguagem oral do grupo das 60 primeiras crianças com deficiência auditiva neurossensorial pré-lingual implantadas no CPA-HRC/USE após 14 anos de funcionamento do programa de implante coclear. Métodos e Resultados: Foram utilizados testes de percepção de fala, avaliação clinica e aplicação de questionários para a análise do desenvolvimento de audição e linguagem. Até o momento foram avaliadas 55 crianças, com tempo de uso do implante coclear variando de 86 a 151 meses, sendo que 80% destas crianças alcançaram as categorias máximas de resultados de audição e de linguagem; e 38% das crianças usam efetivamente o telefone. Conclusão: O estudo revela que o implante coclear trouxe benefícios reais para o grupo de crianças estudado, uma vez que possibilitou o desenvolvimento máximo das habilidades auditivas com repercussão positiva na aquisição da linguagem oral. O fato de que urna parte das crianças deste grupo alcançou o uso efetivo do telefone realça a importância deste dispositivo no tratamento da surdez infantil e revela que os resultados deste estudo nacional vão ao encontro das pesquisas internacionais, que apontam curva crescente de evolução das crianças, incluindo habilidades auditivas mais complexas, como por
    exemplo, o uso do telefone
  • Editor: Bauru HRAC-USP
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 31, res. 153.
  • Idioma: Português

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