skip to main content

História e música em São Paulo no início do século XX: a trajetória da Banda da Força Pública

Santos, Jose Roberto Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2019-05-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    História e música em São Paulo no início do século XX: a trajetória da Banda da Força Pública
  • Autor: Santos, Jose Roberto Dos
  • Orientador: Moraes, José Geraldo Vinci de
  • Assuntos: Anos 1890-1930; História Da Cultura; Força Pública; Cultura Paulistana; Banda De Música; Culture Of Sao Paulo City; History Of Culture; Music Band; Public Force; Years 1890-1930
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Esta pesquisa investiga o cenário musical paulistano entre os anos 1890 e 1930 tendo como referência o papel especial que desempenharam as bandas de música. Foi extraordinária a presença delas no cotidiano da cidade neste período, tanto para a divulgação musical como para as práticas de formação e profissionalização dos músicos. De certo modo, elas funcionaram como uma espécie de corporação de ofício, constituindo-se um dos raros espaços de aprendizagem profissional para a população mais pobre. Por outro lado, elas também foram instrumentos privilegiados de divulgação musical em uma época anterior à expansão dos meios eletrônicos de difusão. Neste amplo universo se destacou principalmente a Banda de Música da Força Pública do Estado de São Paulo, cuja trajetória é o foco central desta dissertação. É sobretudo a partir dela que são recuperadas práticas musicais na cidade, as inúmeras formas de difusão, os repertórios, as mudanças de gostos, as relações com o público, os processos de formação dos músicos e assim por diante. A partir das décadas de 1920 e 1930 a relação dos paulistanos com as bandas, sobretudo da Força Pública, começou a mudar substancialmente com os avanços das indústrias fonográfica e radiofônica. Apesar da relativa presença de algumas delas nestes novos meios de produção e divulgação, a maior parte desapareceu e a militar, especialmente, teve suas representações e funções culturais e musicais muito reduzidas. É esta rara dinâmica de transformações da cultura musical paulistana tendo como fio condutor a Banda da Força Pública que esta dissertação quer captar e compreender.
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-29072019-123752
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2019-05-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.