skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Blog como ambiente de apoio à interação, colaboração e reflexão no ensino a distância

Vaz, Débora Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2018-02-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Blog como ambiente de apoio à interação, colaboração e reflexão no ensino a distância
  • Autor: Vaz, Débora Rodrigues
  • Orientador: Prado, Claudia
  • Assuntos: Aprendizagem; Tecnologia Da Comunicação; Enfermagem; Educação; Blogs; Tecnologia Da Informação; Communication Technology; Education; Information Technology; Learning; Nursing
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução - A internet e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm possibilitado grandes transformações à forma como as pessoas se comunicam, se relacionam socialmente e constroem conhecimento. Facilitam a pesquisa, a comunicação e a divulgação em rede. Neste contexto, o blog tem ganhado destaque no meio educacional, e seu uso tem sido difundido cada vez mais como cenário de apoio à aprendizagem, à interação entre os estudantes, à aprendizagem colaborativa e ao desenvolvimento do processo reflexivo. Objetivo geral - Desenvolver e analisar a proposta pedagógica de um blog educacional para o curso de atualização Tecnologias digitais da Informação e Comunicação na educação, fundamentada na interação, aprendizagem colaborativa e reflexão. Objetivos específicos 1. Descrever o planejamento, desenvolvimento e implementação do blog educacional na perspectiva da interação, aprendizagem colaborativa e reflexão; 2. Analisar as postagens e comentários no blog na perspectiva da interação, aprendizagem colaborativa e reflexão. Método - Este estudo foi desenvolvido em duas vertentes tendo em vista os objetivos apresentados. Pesquisa aplicada, de produção tecnológica e estudo documental exploratório-descritivo. Teve como objeto o blog desenvolvido para o curso Tecnologias digitais da Informação e Comunicação na educação, oferecido pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e destinado a pesquisadores, educadores, docentes e coordenadores de cursos técnico, de graduação, especialização e extensão, profissionais de educação continuada e corporativa. A coleta de dados foi realizada a partir das postagens e comentários no blog, que se encontra disponível na internet e o acesso é público. Os dados foram analisados à luz da literatura pertinente aos pressupostos teóricos da Teoria sociocultural de Lev Vygotsky, aprendizagem colaborativa de Palloff e Pratt e processo reflexivo de Donald Schön. O projeto de pesquisa foi aprovado junto ao CEP (Parecer 2.125.499). A pesquisa prescinde de TCLE por ser de natureza documental. Conclusão - O estudo evidenciou que o planejamento, desenvolvimento e implementação de um blog educacional exige além de objetivos claros para a construção do seu design, conhecimento aprofundado sobre o uso desta ferramenta, bem como fundamentos pedagógicos que orientam a sua utilização. A proposta do blog alcançou as expectativas, pois foi capaz de promover, além da interação, aprendizagem colaborativa e reflexão, a formação de uma comunidade de aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/T.7.2018.tde-05112018-151008
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2018-02-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.