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A educação continuada no Brasil na perspectiva da carreira do auditor independente

Muzel, Vania Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2018-06-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A educação continuada no Brasil na perspectiva da carreira do auditor independente
  • Autor: Muzel, Vania Pereira
  • Orientador: Riccio, Edson Luiz
  • Assuntos: Auditoria; Contabilidade; Desenvolvimento Profissional; Educação Continuada; Accounting; Auditing; Continued Education; Professional Development
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Dois modelos de educação profissional continuada aplicados no Brasil são apresentados: o modelo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), focado no nível de capacitação e qualificação técnica que o mercado de trabalho exige, e o modelo das grandes firmas de auditoria, conhecidas como Big Four, focado no desenvolvimento da carreira do auditor independente. Destes dois modelos emerge o problema de pesquisa: Em quais aspectos, o programa de educação profissional continuada focado na capacitação e qualificação técnica se diferencia dos programas focados no desenvolvimento de carreira das Big Four e quais destas diferenças poderiam gerar contribuições para a melhoria do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) atualmente em vigor? Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se repensar a educação continuada com foco no presente e no futuro, além de fomentar a pesquisa sobre esta temática com aprofundamento do conceito de lifelong learning, e na perspectiva do Sistema das profissões de Abbott (1988). As coletas de dados foram efetuadas de informações públicas, nos sites das respectivas instituições. As entrevistas semi-estruturadas foram conduzidas com base em roteiro pré-estabelecido, dividido em três áreas: o mercado de auditoria no Brasil, presente e futuro; o programa de educação continuada do CFC; e o programa de desenvolvimento de carreira das Big Four. Na revisão de literatura sobre educação continuada, foram identificados 963 artigos publicados, com nível de interesse constante desde 2012. Dos principais periódicos internacionais de educação em contabilidade , apenas seis artigos dos 846 artigos e 104 estudos de caso sobre educação continuada foram identificados, demonstrando a necessidade de fomentar pesquisa nesta área. As mudanças tecnológicas mudarão completamente a forma de fazer auditoria nos próximos anos e eficiência é questão de sobrevivência. Em decorrência, as necessidades educacionais, tanto na formação inicial, quanto no desenvolvimento profissional continuado, precisam envolver: o uso eficiente das novas ferramentas e tecnologias; o lifelong learning como mindset; ceticismo profissional, pensamento crítico; independência e ética profissional. Referente ao PEPC, discussões sobre a abordagem output-based em contraposição à input-based adotada atualmente, são recomendadas, em consonância com discussões do IFAC, e potenciais benefícios desta abordagem no desenvolvimento de um mindset de lifelong learning e redução de custos em relação à abordagem input-based. Quanto ao programa de desenvolvimento profissional nas Big Four, discussões sobre lifelong learning, nos treinamentos de assistentes e sêniores, são recomendadas para uma mudança de mindset da nova geração de profissionais.
  • DOI: 10.11606/D.12.2018.tde-29082018-152250
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2018-06-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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