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Artes de fazer de uma congregação católica: uma leitura certeausiana da formação e trajetória das Filhas da Imaculada Conceição (1880-1909)

Custodio, Maria Aparecida Corrêa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-09-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Artes de fazer de uma congregação católica: uma leitura certeausiana da formação e trajetória das Filhas da Imaculada Conceição (1880-1909)
  • Autor: Custodio, Maria Aparecida Corrêa
  • Orientador: Hilsdorf, Maria Lucia Spedo
  • Assuntos: Cotidiano; Tática; Trajetória; História De Mulheres; Educação Feminina; Female Education; Everyday Life; Tactics; Trajectory; History Of Women
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo pretende narrar a história das Filhas da Imaculada Conceição, com ênfase nas táticas utilizadas por elas para formar uma congregação religiosa no sertão de Vígolo (SC), em 1890, a fim de atender idosas doentes, meninas e órfãs. Começa a análise estudando os contextos familiares, religiosos, socioculturais e históricos da fundadora da congregação, Amabile Lucia Visintainer, a qual emigrou da Itália com sua família em 1875. Acompanha o crescimento, a expansão e os processos de institucionalização de sua organização que são consolidados em 1909, no bojo da intervenção romanizada e ultramontana de bispos paulistas e do jesuíta diretor espiritual da congregação. Utiliza como fontes: crônicas das próprias irmãs que viveram a experiência, crônicas de outras irmãs que coletaram e reescreveram sua história, biografias, cartas, entrevistas e outros documentos institucionais que possibilitam investigar o cotidiano dessa antiga comunidade de mulheres que se transformou na quarta congregação a ser fundada no Brasil. Para reler os temas apreendidos das fontes, inspiram-nos as propostas teóricas de Michel de Certeau, as quais subsidiam a reflexão sobre as táticas utilizadas pelas irmãs para inventar sua realidade em Vígolo, Nova Trento e São Paulo. As conclusões apontam, entre outras questões, a relevância para a História da Educação de uma pesquisa voltada para a análise da trajetória e do cotidiano de freiras, possibilitando compreender melhor as razões e os contextos que levam uma congregação feminina a desenvolver um trabalho com meninas e órfãs, o que explica também o sentido da educação que receberam e que ministraram.
  • DOI: 10.11606/T.48.2011.tde-01122011-144200
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2011-09-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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