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A construção da realidade - o estudo do processo criativo de Eduardo Coutinho na elaboração do documentário Santo Forte

Dias, Verônica Ferreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2010-05-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A construção da realidade - o estudo do processo criativo de Eduardo Coutinho na elaboração do documentário Santo Forte
  • Autor: Dias, Verônica Ferreira
  • Orientador: Mourão, Maria Dora Genis
  • Assuntos: Crítica Genética; Metalinguagem; Técnicas De Entrevista; Ética; Documentário; Ethics; Documentary; Interview Techniques; Metalanguage; Genetic Criticism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: A tese visa a comparar e analisar o material bruto de Santo forte com o filme lançado comercialmente para - por meio do estudo do processo de realização do documentário, das seleções e articulações de imagens e depoimentos - identificar o traço autoral de Eduardo Coutinho, sua metodologia (baseada na entrevista) e sua ética (voltada tanto para o \"ator social\", no sentido de preservar a imagem da pessoa e do personagem criado, quanto para o espectador, no sentido de explicitar no próprio filme sua forma de construção). Coutinho, ao escolher os participantes de seus filmes, leva em consideração a capacidade que a pessoa tem de contar bem suas histórias - capacidade essa que lhe permitirá criar personagens interessantes para seus filmes. Se por um lado, os participantes devem \"atuar com propriedade\" para a câmera, por outro, cabe a Coutinho estimular essa atuação. Para isso, o cineasta se vale de algumas estratégias para a realização das entrevistas: começa a entrevista naturalmente, tratando de temas gerais ou partindo de assuntos que possa ter em comum com o participante; fisicamente, fica próximo de seu interlocutor; não se prende a um roteiro de perguntas e, com isso, deixa o participante falar à vontade; procura os momentos apropriados para retomar os assuntos que julga ser mais interessantes; conta com pessoas na equipe que já tiveram contato com o participante; não deixa de responder um questionamento feito pelo personagem e nem entra em confronto com ele.
  • DOI: 10.11606/T.27.2010.tde-23052013-104519
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2010-05-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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