skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Desnutrição protéica precoce prejudica memória de ratos testados em diferentes procedimentos de reconhecimento de objetos (Rattus norvegicus)

Braga, Natália Nassiff

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2010-09-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desnutrição protéica precoce prejudica memória de ratos testados em diferentes procedimentos de reconhecimento de objetos (Rattus norvegicus)
  • Autor: Braga, Natália Nassiff
  • Orientador: Almeida, Sebastião de Sousa
  • Assuntos: Aprendizagem; Desnutrição; Memória De Reconhecimento; Learning; Malnutrition; Recognition Memory
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A desnutrição protéica precoce afeta as estruturas envolvidas nos mecanismos de comportamento, aprendizagem e memória. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de ratos desnutridos em diversos procedimentos de memória de reconhecimento de objetos. Ratos Wistar machos (n=132) foram submetidos a dietas isocalóricas contendo 6% (Desnutridos) ou 16% de proteína (Controle) durante os primeiros 49 dias de vida. Foi imposto um período de recuperação nutricional do dia 50 a 70 de vida, quando os testes comportamentais foram iniciados. No Experimento I os animais foram colocados em uma arena com um objeto A. Após 3 ou 24 horas desta exposição, o rato retornou para arena com o objeto A e outro objeto B. O Experimento II foi conduzido com três diferentes procedimentos. No primeiro, o animal foi colocado na arena com três objetos diferentes. Após 24 horas desta exposição, o animal foi novamente colocado na arena com dois objetos já conhecidos pelo animal e um novo objeto. No segundo procedimento, os animais foram colocados na arena com dois objetos localizados nos cantos adjacentes da arena. Após 24 horas o animal retornou para a arena com um objeto na mesma posição e o outro objeto no canto diagonal da arena. No terceiro procedimento o animal foi colocado em um contexto A com dois objetos idênticos. Após cinco minutos, o animal foi colocado em um contexto B com dois objetos idênticos, mas diferentes quando comparados aos objetos apresentados no contexto A. Durante a fase de teste, o animal foi colocado em um dos dois contextos com um objeto do contexto A e outro objeto do contexto B. Foi calculado o Índice de Reconhecimento: IR = (tempo gasto no novo objeto/tempo gasto no objeto já conhecido+tempo gasto no novo objeto) X 100. Os dados foram submetidos ao Teste t Student para amostras independentes (p<0,05). Os resultados mostraram que os animais desnutridos apresentaram menores índices de reconhecimento quando comparados aos animais controle em todos os experimentos, sugerindo que a desnutrição protéica precoce prejudica a memória nos procedimentos de reconhecimento de objetos.
  • DOI: 10.11606/D.59.2010.tde-06112013-160335
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-09-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.