skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Modelo de automação colaborativo para aumentar a eficácia nos processos do gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management).

Garcia, Valêncio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2008-05-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Modelo de automação colaborativo para aumentar a eficácia nos processos do gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management).
  • Autor: Garcia, Valêncio
  • Orientador: Rossi, Luiz Natal
  • Assuntos: Automação Industrial; Gestão Da Informação; Estratégia Organizacional; Eficácia Organizacional; Cadeia De Suprimentos; Electronic Data Interchange; Strategy; Scm; Nf-E; It; Information Technology; Edi; Electronic Invoice; Supply Chain Management
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: A dissertação a seguir submete à apreciação uma sugestão inovadora de um modelo de plataforma para a automação dos processos, trocas de informações e documentos eletrônicos utilizando o EDI - Electronic Data Interchange, entre empresas envolvidas no processo do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM - Supply Chain Management), visando a redução de custos e eliminação das etapas operacionais; ações que se tornam fundamentais para a sobrevivência e crescimento em um mundo globalizado e competitivo. Na parte inicial, apresenta-se a atual situação do Comércio Exterior Brasileiro; seu crescimento ao longo dos anos, sua relevância frente aos mercados internacionais e a participação das empresas brasileiras nesse cenário. Na seqüência, são apresentados os conceitos do SCM e a evolução da logística, inserindo os detalhes do EDI, sua utilização para a automação dos processos mercantil e logístico. Como exemplo, foram incluídos comentários sobre as iniciativas do Governo Brasileiro na utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), cuja finalidade foi automatizar o processo mercantil das empresas e diminuir a sonegação fiscal. A seguir, há a apresentação da pesquisa, realizada com 38 (trinta e oito) - entre as 500 (quinhentas) empresas de maior faturamento do Brasil - com a finalidade de demonstrar os benefícios, a satisfação e o nível de automação após a utilização do EDI dentro das áreas mercantil, logística e financeira dessas empresas. Algumas informações como, por exemplo, o aumento das vendas e a diminuição da falta de produtos nas prateleiras (ruptura de gôndola), entre outros resultados, também mereceram destaque, uma vez que, segundo a pesquisa, esses indicadores foram melhorados através da utilização do EDI. Finalmente, para concluir, é sugerido um modelo de plataforma utilizando o EDI e a TI - Tecnologia da Informação, com a finalidade de automatizar ainda mais os processos existentes nas empresas, aumentando a eficiência nos processos de negócio no âmbito nacional e internacional, nos diferentes níveis de relacionamento, seja com clientes, fornecedores, governo e outras empresas. O modelo de plataforma sugerido contempla a utilização de várias tecnologias distintas, tornando-as disponíveis a diferentes empresas independente do porte.
  • DOI: 10.11606/D.3.2008.tde-15082008-161524
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2008-05-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.