skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Formar uma elite ou educar um povo? Quarenta anos de ensino secundário em democracia

Antunes, Fátima

Sociologia (Lisbon, Portugal), 2019 (89), p.53-77

Lisboa: Mundos Sociais

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Formar uma elite ou educar um povo? Quarenta anos de ensino secundário em democracia
  • Autor: Antunes, Fátima
  • Assuntos: Democracy ; Democratization ; Education policy ; Educational systems ; Enrollments ; Europeanization ; Fabrication ; Inequality ; Policy making ; Rates ; Rhythm ; Secondary education ; Social privilege ; SOCIOLOGY ; Youth
  • É parte de: Sociologia (Lisbon, Portugal), 2019 (89), p.53-77
  • Descrição: Procura-se contribuir para o conhecimento de uma das facetas do ensino secundário em Portugal: a sua lenta democratização, expressa através das taxas reais de escolarização e de conclusão. Com apoio de dados estatísticos e investigação especializada, discutem-se certas relações entre aquele processo e políticas públicas de educação que configuraram o ritmo, o perfil e os resultados dessa dinâmica. Identificam-se três etapas em seis momentos e projetos diversos, desde que o ensino secundário era privilégio de uma reduzida fração (8,1%) de jovens, em 1974/75, ao impulso de democratização na década passada e, nos últimos anos, à conjugação institucional da universalidade (74,3% de jovens em 2013/14), com a fabricação de vincadas desigualdades no sistema de educação e formação secundária.
  • Editor: Lisboa: Mundos Sociais
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.