skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Relação entre as dificuldades e a percepção que os estudantes do ensino médio possuem sobre a função das representações visuais no ensino de Química

Silva, Fernando César ; Silva, Edyth Priscilla Campos ; Duarte, Diogo Moreira ; Dias, Franciele de Sousa

Ciencia & Educação, 2021, Vol.27 [Periódico revisado por pares]

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Relação entre as dificuldades e a percepção que os estudantes do ensino médio possuem sobre a função das representações visuais no ensino de Química
  • Autor: Silva, Fernando César ; Silva, Edyth Priscilla Campos ; Duarte, Diogo Moreira ; Dias, Franciele de Sousa
  • Assuntos: Basic education ; Chemistry teaching ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação básica ; Ensino de química ; Ensino médio ; High school ; Processos de ensino e aprendizagem ; Representação visual ; Teaching and learning processes ; Visual representation
  • É parte de: Ciencia & Educação, 2021, Vol.27
  • Descrição: Resumo: Neste artigo buscamos analisar a relação entre as dificuldades dos estudantes do Ensino Médio de escolas de Belo Horizonte (MG) e suas percepções sobre a função das representações visuais no Ensino de Química. Nesse sentido, os dados foram gerados a partir das atividades realizadas pelos estudantes, sendo essas orientadas por um estudo internacional realizado sobre o tema. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, apontaram dificuldades de compreensão, construção e relação das representações visuais com os modelos, levando os estudantes a perceberem essas representações como necessárias apenas para uma ilustração da Química. Essa percepção implica no uso dessas representações como um produto que transmite seu conteúdo por si próprio, relacionando com as dificuldades identificadas. Como implicação desse estudo, sugerimos que as dificuldades possam ser minimizadas a partir de uma percepção dessas representações visuais como necessárias para apoiar hipóteses, produzir justificativas, fundamentar os argumentos, elaborar as explicações e expressar conclusões.
  • Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.