skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Relato de experiências em duas atividades de formação de professoras e professores em Arqueologia: planejamento, realização e caracterização do público

Scheel-Ybert, Rita ; Waisman de Azevedo, Leonardo

Revista Arqueologia Pública (Online), 2023, Vol.18 (1) [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Relato de experiências em duas atividades de formação de professoras e professores em Arqueologia: planejamento, realização e caracterização do público
  • Autor: Scheel-Ybert, Rita ; Waisman de Azevedo, Leonardo
  • Assuntos: Archaeology ; Arqueologia ; Arqueología ; Experience Report ; Extensión Universitaria ; Extensão Universitária ; Formación de profesoras y profesores ; Formação de professoras e professores ; Informe de Experiencia ; Relato de Experiência ; Teacher training ; University Extension
  • É parte de: Revista Arqueologia Pública (Online), 2023, Vol.18 (1)
  • Descrição: In Brazil, there is a considerable lack in the education and training of teachers in the field of Archaeology, and the available teaching materials address the topic in a simplified manner. In order to contribute to overcoming this situation, we have conducted two training courses on topics related to Brazilian Archaeology. This article, presents the process of organizing these courses. providing an overview of all stages of activities, from planning to execution: contexts, team, audience, delivery format, curricula, registration and selection of course participants, and implementation. It also provides a characterization of teachers and students interested in using Archaeology themes in their classes: an audience comprising individuals from all stages of the teaching career, instructed in various knowledge areas, who teach in all school networks and stages in Brazil. These professionals have limited access to Archaeology, but recognize its significant contribution to their teaching practices. No Brasil, existe uma grande lacuna na formação de professoras e professores sobre Arqueologia, e os materiais didáticos disponíveis tratam o tema de forma simplificada. Visando contribuir para superar essa situação, realizamos dois cursos de formação em temáticas de Arqueologia Brasileira. O presente artigo apresenta o processo de organização desses cursos, relatando todas as etapas das atividades, do planejamento à execução: contextos, definição de equipe, definição de público-alvo, formato, escolha dos currículos, inscrição e seleção de cursistas e realização das atividades. Apresenta ainda uma caracterização de professoras, professores e estudantes de licenciaturas interessados em utilizar temas de Arqueologia em suas aulas: um público composto por indivíduos de todas as fases da carreira do magistério, instruídos nas mais variadas áreas do conhecimento, que lecionam em todas as redes e etapas de ensino do país. Esses profissionais possuem pouco acesso à Arqueologia, mas reconhecem na disciplina grande contribuição para suas práticas docentes. En Brasil, existe una notable carencia en la formación y capacitación de los docentes en el campo de la Arqueología, y los materiales didácticos disponibles abordan el tema de manera simplificada. Con el objetivo de contribuir a superar esta situación, hemos realizado dos cursos de formación sobre temas relacionados con la Arqueología Brasileña. Este artículo, presenta el proceso de organización de estos cursos, desde la planificación hasta la ejecución: contextos, definición de equipos, definición de público, formato, selección de currículos, inscripción y selección de cursistas y realización. También presenta una caracterización de profesoras, profesores y estudiantes de pregrado interesados ​​en utilizar temas de Arqueología en sus clases: un público compuesto por individuos en todas las etapas de su carrera docente, de diversas áreas del conocimiento, que enseñan en todas las redes y niveles educativos en Brasil. Estos profesionales tienen poco acceso a la Arqueología, pero reconocen que la disciplina hace un gran aporte a sus prácticas docentes.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.