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Paradigmas da intervenção e pedagogia social: do trabalho social biomédico à intervenção socioeducativa, mediadora e empoderadora

Vieira, Ricardo Manuel das Neves ; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves

Laplage em Revista, 2019-05, Vol.5 (2), p.8-20 [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Paradigmas da intervenção e pedagogia social: do trabalho social biomédico à intervenção socioeducativa, mediadora e empoderadora
  • Autor: Vieira, Ricardo Manuel das Neves ; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves
  • Assuntos: ABSTRACT ; Diagnóstico ; Educação ; Intervenção social socioeducativa ; Modelo biomédico ; Pedagogia social
  • É parte de: Laplage em Revista, 2019-05, Vol.5 (2), p.8-20
  • Descrição: Face ao modelo clássico de intervenção social que parte do diagnóstico com vista à resolução de “problemas sociais”, aproximando-se do trabalho do médico, pelo que tantas vezes é classificado de paradigma biomédico, emerge, hoje, um modelo alternativo mais preocupado com a mudança, transformação, educação e autonomização dos sujeitos e comunidades intervencionadas, aqui designado de intervenção socioeducativa, assente na Pedagogia Social e na mediação intercultural. O texto começa por apresentar os paradigmas clássicos da mudança socioeducativa, tece críticas à intervenção social paliativa e assente em diagnósticos realizados por especialistas sem recurso à voz dos sujeitos, e termina apontando para uma intervenção social mediadora e empoderadora assente na Pedagogia Social e na mediação intercultural como pilares fundamentais da Educação Social.
  • Idioma: Inglês;Português

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